Na nota da redação, cai a diferença entre alunos de escolas públicas e privadas

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As médias obtidas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005 indicam que diminuiu a distância entre estudantes da rede pública e da rede privada, em relação ao desempenho na redação. Enquanto no ano passado os oriundos de escolas privadas obtiveram média de desempenho 41,2% superior aos que cursaram o ensino médio somente em escola pública, neste ano essa diferença baixou para 17,3%.  
 
A diferença na nota de acordo com o tipo de escola em que o participante cursou ou está cursando o ensino médio, para a parte objetiva da prova, manteve-se praticamente a mesma, com cerca de 53% de vantagem para estudantes da rede particular. 
 
 
 
Participantes do Enem 2005 demonstram maior facilidade no domínio da norma culta da língua 
 
Os participantes do Enem 2005 tiveram bom desempenho na competência que avalia o domínio da norma culta da Língua Portuguesa, bem como o uso das linguagens matemática, artística e científica. Das cinco competências avaliadas dentro das 63 questões de prova, essa – a Competência I – foi a que obteve maiores médias nacionais: 42,44 na parte objetiva e 64,29 na redação. 
 
As maiores dificuldades encontradas, em relação à parte objetiva, se referem à habilidade de organizar informações para tomar decisões e enfrentar situações-problema. Nesse item, Competência III, os participantes obtiveram a menor média nacional, igual a 36,84. Na redação, a menor média de desempenho foi registrada na Competência V, que avalia a capacidade de elaborar proposta de intervenção para o problema abordado: 47,32.  
 
Ao contrário de exames tradicionais, que avaliam disciplinas, o Enem visa avaliar competências e habilidades desenvolvidas na Educação Básica, com foco no desempenho do participante em relação ao domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade. 
 
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