Mudança no número de séries escolares deixa pais confusos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Lei Federal nº 11.114, aprovada em maio de 2005, altera quatro artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e estabelece que o ensino fundamental de 1ª a 8ª séries deve ser estendido para um total de nove anos. Na prática, a nomenclatura ‘alfabetização do ensino infantil’ desaparece, e o ensino fundamental ganha mais uma série, a nona. A mudança, que ainda não chegou em larga escala à Bahia, tem confundido alguns pais na hora de comprar os livros: é que o material didático produzido em regiões onde a adaptação está mais avançada já traz referência destacada à nova nomenclatura.  
 
Com a mudança, cujo prazo-limite é 2010, as crianças passarão a ser matriculadas no ensino fundamental aos 6 e não mais ao 7 anos. Na prática, a alfabetização é incorporada ao currículo e vira 1º ano; conseqüentemente, a 1ª série vira 2º ano, a 2ª série vira 3º ano e assim por diante. O mesmo acontece com os livros didáticos: os que eram da 6ª série, por exemplo, passarão a ser utilizados pelos alunos do 7º ano. Como a absorção dessa reestruturação sequencial não é adotada por todos ao mesmo tempo, os livros estão vindo com as duas indicações: por série e por ano. 
 
“As editoras estão colocando as duas nomenclaturas na capa dos livros e facilitando a vida dos pais. Até agora, não tivemos problemas com isso”, garante o dono de uma livraria em Ondina, Edmilson Vilas Boas. A fonoaudióloga Ericka Musser foi comprar os livros da filha Danielle (10 anos), que passou para a 5ª série e nem notou a diferença. “Eu já estava sabendo dessa mudança, mas nem me atentei para os livros”, disse, sem ar de preocupação. 
 
Já com a jornalista Ana Santiago, a história foi outra. Na hora de comprar o material didático da filha Alice (12 anos), que vai cursar o novo 7º ano (6ª série) no Instituto Social da Bahia (Isba), Ana teve dificuldade para entender a correspondência entre série e ano na capa dos livros. “Está a maior confusão. A 6a série correponde ao 7o ano, mas a nova nomenclatura tem mais destaque e acaba confundindo a gente. Falta às escolas orientarem melhor os pais para essa questão dos livros”, comenta. 
 
Algumas escolas particulares em Salvador vão iniciar o ano letivo de 2008 com as configurações atualizadas do ensino fundamental, ao contrário de outras que deixaram para absorver a adaptação nos próximos dois anos. Mais de oito milhões de alunos já estudam no ensino fundamental com duração de nove anos, em 25 mil estabelecimentos de ensino do país 
 

Menu de acessibilidade