Na cerimônia oficial do Dia Estadual da Leitura, realizada no último domingo, 12 de outubro, na Casa das Rosas, em São Paulo, Adriana Ferrari, representando João Sayad, secretário estadual da Cultura, anunciou que o projeto da Biblioteca Modelo de Incentivo à Leitura está em andamento.
O governador José Serra já assinou o decreto que entregou à Secretaria de Cultura um espaço de 4.000 m² no Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – São Paulo/SP) que pretende abrir as portas com 15 mil títulos, além de revistas, jornais, DVD’s, CD’s e Games.
O plano é ampliar esse espaço gradativamente e o objetivo é que mensalmente novos títulos sejam adquiridos. “Queremos que o visitante encontre na biblioteca os mesmos livros que estão sendo lançados e vendidos nas melhores livrarias”, comenta Adriana Ferrari.
As principais listas de Mais vendidos e uma equipe que analisará permanentemente o que está sendo produzido e comentado no mercado editorial brasileiro e mundial serão as principais fontes de informação na escolha do que será adquirido regularmente para o acervo. A proposta da Biblioteca Modelo é integrar as diversas mídias num ambiente completo, onde o visitante possa interagir com os livros de maneira integral e moderna.
Adriana acredita que as diversas mídias, como DVD’s e Games, sejam um atrativo para os menos afetos da literatura, que podem acabar entrando no mundo dos livros pela porta das mídias diversas. A Biblioteca Modelo contará também com uma bem equipada sessão de equipamentos de informática.
Ainda segundo Adriana, o conceito tem sido defendido pelos representantes do programa Acessa São Paulo e já implantado em mais de 130 bibliotecas em diversas cidades do Estado. A idéia é montar o Acessa São Paulo dentro das bibliotecas já estabelecidas na cidade.
“Alguns prefeitos já estão mudando as bibliotecas para uma área maior a fim de abrigar também o Acessa São Paulo”. O objetivo é que a biblioteca seja, como o nome indica, o modelo de bibliotecas do Estado.