Ministro tem encontro com editores e livreiros

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O ministro da Educação, Cristovam Buarque, se reúne com editores e livreiros de todo o País, quarta-feira, 21, às 15h, na Sala de Cristal, no 8º andar do Ministério da Educação. Eles foram convidados pelo próprio ministro para uma conversa sobre o processo editorial durante a XI Bienal Internacional do Livro, que acontece no Rio de Janeiro até 25 de maio. 
 
 
O Ministério da Educação é considerado o maior comprador de livros didáticos e de literatura da América Latina. Por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o MEC tem adquirido cerca de 120 milhões de livros didáticos e dicionários, anualmente. Na conversa com os editores, o ministro vai discutir, entre outros assuntos, o sistema de compras de livros pelo Ministério. 
 
 
Representantes de entidades como a Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Associação Brasileira dos Editores de Livros Didáticos (Abrelivros), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Associação Brasileira de Leitura (ABL), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos (Abrale) e Liga Brasileira de Editores (Libre) estarão presentes ao encontro. 
 
 
O FNDE patrocina dois programas específicos ligados ao livro: o Programa Nacional do Livro Didático e o Programa Biblioteca da Escola. O PNLD, este ano, distribuiu livros para 170 mil escolas públicas, beneficiando 32 milhões de alunos de 1ª a 8ª série. O PBE já investiu, este ano, R$ 18 milhões na compra de acervos básicos e coleções, contemplando 3,8 milhões de alunos de 4ª a 8ª série, além dos alunos da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A perspectiva para o próximo ano é ampliar este benefício para 7 milhões de alunos. 
 
 
Os dois programas do FNDE se completam: enquanto os livros didáticos auxiliam nos princípios pedagógicos do Ensino Fundamental; os livros de literatura oferecem um suporte cultural ao que foi aprendido nas disciplinas curriculares.  
 

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