Reportagem publicada na edição desta quinta-feira da Folha de S.Paulo revela que o Ministério da Educação divulgou dados errados sobre o resultado da Prova Brasil, exame nacional que avalia o desempenho dos estudantes de escolas públicas de todo o país, em 2006 –ano eleitoral.
“A rede municipal de São Paulo, por exemplo, figurava entre as piores capitais do país. Com a revisão dos dados, o sistema paulistano subiu para o bloco intermediário de desempenho. As informações sobre Porto Alegre, Belo Horizonte, Porto Velho e Boa Vista também estavam incorretos. O governo federal estima que os erros atingiram até 5% dos dados“, afirma.
De acordo com a Folha, o Inep admitiu à reportagem que “algumas informações divulgadas estavam incorretas“.
A Prova Brasil é um exame nacional, aplicado a todas as escolas públicas do país, que avalia língua portuguesa e matemática da 4ª e 8ª séries. O exame é usado para verificar a situação do aprendizado e para traçar políticas públicas na área.
As notas atualizadas podem ser vistas nas tabelas que originam o Ideb, indicador que será lançado oficialmente hoje no site do Inep. Procurado pela Folha, o instituto não se pronunciou. Confirmou apenas que houve a revisão.