Mesmo com alta no volume de vendas em janeiro, IBGE registra leve desaceleração do mercado editorial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, divulgada na semana passada, o volume de vendas do comércio varejista nacional em janeiro de 2023 mostrou alta de 3,8% frente à dezembro de 2022. O setor de Livros, jornais, revistas e papelaria apresentou alta de vendas de apenas 0,6% no mesmo período. Em comparação com janeiro do ano passado, o crescimento foi de 15,2% no volume. Essa é a maior taxa positiva do setor desde setembro de 2022, quando registrou crescimento de 31%.

Em doze meses o setor acumula 13,9% de crescimento até janeiro de 2023, taxa abaixo do registrado até dezembro de 2022 (14,8%), indicando uma leve diminuição do ritmo de crescimento.

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os resultados completos podem ser consultados no Sidra, sistema do IBGE.

Publicado por PUBLISHNEWS em 17/04/2023.

Menu de acessibilidade