Mercosul reúne ministros da Educação no Rio de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Criação do Fundo de Financiamento Educacional será centro das discussões 
 
O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, participa hoje, no Pestana Rio Atlântica Hotel, no Rio de Janeiro, da 23ª Reunião de Ministros da Educação dos Países do Mercosul – Argentina, Brasil Uruguai e Paraguai e os associados, Bolívia e Chile – que vai discutir temas como a criação do Fundo de Financiamento de Projetos e avaliar as atividades do setor educacional um ano após a reestruturação. 
 
O objetivo da criação do Fundo de Financiamento de Projetos do Setor Educacional do Mercosul é capitalizar o setor a médio e longo prazos para financiar projetos educacionais de interesse dos seis países. O projeto do Fundo será apresentado aos ministros por um consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  
 
A pauta prevê também a aprovação do projeto que harmoniza os currículos de cursos técnicos de Mecânica Industrial e Mecânica Automotriz em 2003; de Química Industrial, em 2004; e de Turismo, em 2005; que será submetido à Organização do Estados Americanos (OEA). Essa harmonização vai permitir que estudantes, professores e técnicos possam estudar, trocar experiências e trabalhar em qualquer país da região. 
 
Protocolos – Durante a 23ª reunião, os ministros da Educação da Bolívia e do Chile vão subscrever três protocolos já firmados pelos quatro países: Protocolo de Reconhecimento de Estudos, Títulos e Certificados de Nível Fundamental e Médio Não-técnico, firmado em 1994; Protocolo de Prosseguimento de Estudos de Pós-graduação nos Países do Mercosul, em 1996; e o Protocolo de Formação de Recursos Humanos no nível de Pós-graduação, em 1996. A subscrição desses protocolos completa a adesão dos países associados a todos os acordos negociados pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM). 
 

Menu de acessibilidade