Memorial valoriza o livro, a trajetória e a abrangência dos programas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um espaço dedicado à história dos programas de distribuição de livros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Assim é o Memorial do Livro, inaugurado na quinta-feira, 8, no 14º andar do edifício-sede da autarquia, no Setor Bancário Sul, em Brasília.  
 
Estão à disposição para consulta por especialistas e estudiosos exemplares de obras distribuídas ao longo da existência dos programas do livro didático para os ensinos fundamental e médio e Biblioteca da Escola. O memorial também abriga as obras elaboradas para a educação especial, como dicionários em Língua Brasileira de Sinais, livros didáticos em braille, CDs e outros materiais. 
 
Os livros das diversas edições do Programa Nacional Biblioteca da Escola mostram a amplitude do atendimento, que vai das crianças que estão entrando em contato com as primeiras letras ao ensino médio, além de obras para jovens e adultos em processo de alfabetização. 
 
A amplitude e a logística do Programa Nacional do Livro Didático – que atende os 37 milhões de estudantes das redes públicas da educação básica de todo o país – é de tal complexidade que recebeu, em parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos, um prêmio internacional: o World Mail Award (Prêmio Mundial de Correio), na área de logística e distribuição.  
 
Em dezembro de 2005, também foi premiado no 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica, desenvolvido para auxiliar as redes estaduais e municipais de educação básica a controlar os livros didáticos recebidos do governo federal e distribuídos às escolas públicas.  
 
O concurso da Enap tem por objetivos estimular a implementação de iniciativas inovadoras, entendendo iniciativas inovadoras como melhoria de práticas ou novas práticas de trabalho que sirvam de inspiração ou referência para outras experiências; difundir idéias criativas, inéditas ou não, que resultaram mudanças em relação a práticas anteriores; e valorizar dirigentes, gerentes e servidores públicos federais que contribuíram com a melhoria para o serviço público e geraram resultados para a sociedade.  
 

Menu de acessibilidade