MEC tem novo secretário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, escolheu o mineiro Romeu Caputo para ocupar a chefia da Secretaria Nacional de Educação básica (SEB). A vaga estava aberta desde novembro, quando Cesar Callegari aceitou o convite do prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, para assumir a Secretaria de Educação da capital paulista.

 

Atual diretor de Articulação e Apoio aos Sistemas de Educação básica da SEB, Caputo terá sua promoção oficializada hoje no “Diário Oficial da União”. “É um profissional preparado, que conhece muito bem a estrutura do ministério e a realidade da Educação dos Estados e municípios”, disse Mercadante.

  

Caputo é graduado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De 2001 a 2007, foi gerente de Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Em 2007, assumiu posto atual de diretor na SEB quando a titular era Maria do Pilar Lacerda, ex-secretária municipal de Educação da capital mineira.

 

Com conhecimento de gestão da Educação nos sistemas de Ensino, Caputo tinha ampla relação com prefeituras e governos estaduais, cuidando da consolidação de programas federais em Estados e municípios. Na função que ocupava no MEC, Caputo recebia demandas de secretários de Educação de todo o país antes de chegarem ao ministro da Educação.

 

A escolha de um novo nome para a SEB gerou polêmica. No mês passado, Mercadante teria convidado para a vaga a secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin, cujo nome, por ser associado ao PSDB, enfrentou protestos de Educadores ligados ao PT. O nome de Caputo deve ser bem recebido, devido às boas relações com gestores e ativistas da Educação.

 

 

Menu de acessibilidade