MEC quer opinião sobre Programa do Livro para Ensino Médio

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Consolidar o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (Pnlem). Este é o objetivo do Ministério da Educação ao realizar, entre 26 de março e 10 de abril, uma pesquisa sobre o uso dos livros das disciplinas de português e matemática nas escolas de ensino médio.O estudo é uma parceria do MEC com o Grupo de Pesquisa Informática Aplicada à Gestão Educacional (Iage), da Unesp. Para participar é necessário preencher o formulário eletrônico disponível na página da IAGE.

Para Lúcia Lodi, diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio, estabelecer a opinião de diretores e professores sobre a utilização dos livros nas atividades escolares é essencial para a efetivação da pesquisa e consolidação do programa. “Os professores participam do cotidiano dos alunos e é junto deles que podemos identificar a contribuição dos livros didáticos para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, explica.

Histórico— Em 2005, o Pnlem atendeu a 1,3 milhão de alunos da primeira série do ensino médio de 5.392 escolas das regiões Norte e Nordeste. Elas receberam publicações de português e matemática. Já em 2006, o programa universalizou os livros destas matérias, atendendo a sete milhões de alunos das três séries do ensino médio de 13,2 mil estabelecimentos de ensino do País. E neste ano foram distribuídos 9,1 milhões de obras didáticas de biologia, beneficiando 6,9 milhões de estudantes, em 15,2 mil instituições.

O ministério também distribuirá 7,2 milhões de livros didáticos de história a todos os alunos e professores do ensino médio, como forma de dar continuidade à universalização do Pnlem, em 2008. Haverá, ainda, a reposição de livros de português, matemática e biologia.

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