O secretário da Educação Infantil e Fundamental (Seif) do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Rodrigues, apresentou aos conselheiros da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) a proposta de ampliação do ensino fundamental para nove anos. Segundo o secretário, a entrada das crianças de seis anos na escola reforça o propósito de inclusão no sistema educacional. “Quanto mais cedo lhes for assegurado o acesso à escola, maior probabilidade elas têm de concluir a escolaridade obrigatória e prosseguir os seus estudos”, disse.
O conselheiro Bizzo foi indicado para acompanhar o último dos sete encontros regionais promovidos pela Seif para discutir, com os Estados e municípios, as implicações pedagógicas, planejamento, implantação e o acompanhamento do MEC.
Para a próxima reunião do CNE, estão previstas a posse dos novos conselheiros e a criação de uma comissão para discutir e sugerir ações legais que possam dar suporte à ampliação do ensino fundamental para nove anos.