MEC promoveu webinário sobre estratégias e projetos desenvolvidos para o ensino médio

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A Comissão da Área de Educação Básica do Setor Educacional (Caeb) do MERCOSUL promoveu, na tarde desta sexta-feira (05), um webinário que possibilitou a troca de experiências entre representantes do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, acerca de estratégias e projetos desenvolvidos para otimizar a retenção dos estudantes e a conclusão do ensino médio.

O evento foi promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), já que a Caeb é atualmente coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. No ano em que se comemora os 30 anos de assinatura do Tratado de Assunção, o Brasil exerce, nesse segundo semestre de 2021, a presidência pro tempore do MERCOSUL. Durante sua presidência, o Brasil busca dar continuidade ao processo de modernização do MERCOSUL, caracterizado pela retomada da vocação econômico-comercial, pela intensificação da negociação de acordos comerciais externos, pelo fortalecimento do marco normativo econômico-social e pela continuidade dos esforços de racionalização do funcionamento do bloco, com diminuição de custos e burocracia.

Participaram do evento o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo; o coordenador-geral de Ensino Médio do MEC, Fernando Wirthmann; a diretora-geral de Educação Secundária do Uruguai, Jenifer Cherro; a diretora Nacional de Educação Secundária da Argentina, Laura Penacca; a diretora-geral do Ensino Secundário do Uruguai, Ana Inês Paladino; o chefe de Departamento de Gestão Pedagógica do Bacharelado em Ciências do Ministério da Educação e Ciências do Paraguai, César Ocampos; e a chefe de Departamento de Planificação Educativa do Paraguai, Lourdes Rossana.

“É um prazer enorme estar aqui participando dessa troca de experiências. Acredito que nossos ouvintes terão a oportunidade de conhecer um pouco da realidade de como o ensino médio está ocorrendo no âmbito dos países que integram o MERCOSUL (…)”, afirmou Rabelo.

O secretário também explicou, durante sua fala no evento, sobre as mudanças e atualizações no modelo de ensino médio brasileiro. “Há pelo menos duas décadas, vem sendo discutidas as necessidades de mudança para o ensino médio brasileiro. As alterações na nossa Lei de Diretrizes e Bases (LDB), promovidas pela Lei nº 13.415 de 2008, preveem a ampliação da carga horária e a implementação do Novo Ensino Médio, que será realizada de forma progressiva em todas as escolas públicas e privadas do Brasil, iniciando agora em 2022 (…)”, contou Mauro.

Rabelo afirmou, ainda, que essa nova organização curricular do Novo Ensino Médio contempla as aprendizagens essenciais comuns a todos os jovens do Brasil e a possibilidade da oferta de diferentes itinerários formativos conforme as necessidades e os interesses dos estudantes. “O objetivo é promover o aprofundamento das aprendizagens, a continuidade dos estudos e a inserção dos jovens no mundo do trabalho.”, concluiu o secretário.

O webinário também marcou o pré-lançamento de um projeto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho da Comissão Ad Hoc de Ensino Médio (Cahem): o Fortalecimento Institucional para a Implementação de Experiências Baseadas em Modelos Educacionais Flexíveis.

A íntegra do webinário está disponível no canal do MEC no YouTube. Acesse.

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