MEC e Inep divulgam os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil

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O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira, 31 de maio, os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, que dará suporte às políticas de avaliação da alfabetização, lideradas pelo Governo Federal e pelas redes públicas estaduais e municipais de ensino. O evento, que ocorreu na sede do Inep, em Brasília (DF), contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da Autarquia, Manuel Palácios.

Durante os meses de abril e maio, o Inep e o MEC consultaram professores alfabetizadores e especialistas, com o objetivo de chegar a uma definição sobre o conjunto de habilidades que devem caracterizar o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita esperado ao fim do segundo ano do ensino fundamental.

A partir dos resultados encontrados na pesquisa, esse perfil de aprendizagem foi interpretado a por meio da escala de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com esse procedimento, foi possível estabelecer que o conjunto de habilidades desse perfil de aprendizagem corresponde a 743 pontos na escala Saeb.

As crianças que alcançam esse patamar são capazes de realizar leitura e processos básicos de interpretação de texto, com base na articulação entre texto verbal e não verbal como em tirinhas e histórias em quadrinhos. Além disso, são capazes de escrever (ainda com desvios ortográficos) textos que remetem a situações da vida cotidiana como um convite ou um lembrete. São leitores e escritores que iniciam sua jornada autônoma no mundo da leitura e da escrita e que devem ser acompanhados com investimentos pedagógicos importantes para consolidar e avançar nesse processo.

O esforço liderado pelo Inep para alinhar os padrões de avaliação da alfabetização no Brasil é um dos pilares fundamentais da nova política de alfabetização que o MEC deverá lançar nos próximos dias. Além disso, identificar e definir as expectativas de padrão de aprendizagem para a alfabetização ao final do segundo ano do ensino fundamental é muito importante no processo de implementação qualificada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabeleceu que esse é um direito que precisa ser assegurado a todas as crianças brasileiras neste momento do ensino fundamental.

Com a análise combinada das informações coletadas na pesquisa, estabeleceu-se a alfabetização em 743 pontos na escala Saeb.

Pesquisa – entre os dias 15 e 23 de abril, Inep e MEC consultaram professores das cinco regiões do país (representantes das 27 unidades da Federação), para coletar informações a respeito do conjunto de competências que caracterizam o estudante alfabetizado. Na pesquisa, o Instituto apresentou uma série de tarefas elaboradas com referência nas habilidades esperadas em língua portuguesa. Para tal, foi considerada a matriz de referência de Língua Portuguesa do Saeb para o segundo ano do ensino fundamental, que se apoia na BNCC. Os docentes, então, responderam, tendo como referência a sua experiência em sala de aula, se estudantes alfabetizados seriam capazes de realizar essas tarefas.

Painel – os resultados da pesquisa foram consolidados e debatidos, juntamente com outras evidências (como parâmetros psicométricos, matriz e escala da avaliação), em um painel de especialistas – pessoas com atuações em diversos âmbitos da política e da prática de alfabetização (de diferentes regiões do país) participaram. O grupo contou com pesquisadores acadêmicos, formadores de professores, alfabetizadores, representantes de entidades, gestores educacionais como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A seguir, a transmissão completa do anúncio dos resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil:

Publicado Assessoria de Comunicação Social do Inep EM 31/05/2023.

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