MEC debate desigualdades educacionais causadas pela pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promove o primeiro webinário do Ciclo I: Políticas Educacionais em Contextos de Emergência. Na próxima terça-feira, 18 de junho, agentes da educação vão se reunir para debater a implementação de políticas educacionais e as desigualdades diante de contextos da pandemia pela covid-19. O evento ocorre das 9h às 11h (horário de Brasília), transmitido pelo canal do MEC no YouTube.

O encontro busca apresentar as relações entre segregação socioespacial, gestão escolar e as desigualdades observadas na educação durante a pandemia e na retomada das aulas. Serão analisados dois contextos distintos, na França e no Brasil, apontando similaridades e desafios que a educação nesses países deve enfrentar.

Assim, o objetivo é apresentar parte dos resultados da pesquisa “Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19”, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), trazendo um diálogo entre a experiência da França e do Brasil na pandemia e na retomada das aulas. O encontro é destinado a servidores dos ministérios federais, secretários estaduais e municipais e suas equipes, profissionais da educação, pesquisadores e interessados no tema.

Programação – O encontro contará com abertura, exposição de experiências nacionais e internacionais e debates.

• 9h: Abertura com as professoras Maria do Carmo Cruz, da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid/Brasil) e Maíra Mamede, da Universidade Paris – Est Créteil (Upec/Circeft-Escol/França); e com Miriam Fabia Alves, representante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (Anped) e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG).
• 9h10: “Quais são as relações entre segregação socioespacial e a gestão escolar durante a pandemia na França?”, com Choukri Ben Ayed, professor da Universidade de Limoges (França).
• 9h30: “As desigualdades na educação: olhares pós-pandemia”, com Alexsandro Nascimento, representante do MEC e professor da Unicid.
• 9h50: Debates com mediação de Rodnei Pereira, professor da Unicid e representante da Fundação Carlos Chagas (FCC).
O encontro contará com tradução simultânea, por meio de parceria com a Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe).

Menu de acessibilidade