Manifesto do Povo do Livro está pronto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os candidatos a presidente da República vão receber esta semana o Manifesto do Povo do Livro, um documento feito pela Organização dos Estado Ibero-Americanos (OEI) e associações do livro. Desde o último dia 11 de agosto, a OEI faz parte do Conselho Diretivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), no papel de órgão assessor, ou seja, é responsável por definir as metas e estratégias para cada triênio.  
 
“O Manifesto é um apelo para que tratem o tema do livro e leitura como uma política de Estado e o inclua entre as prioridades nacionais“, explicou Galeno Amorim, consultor de políticas públicas da OEI. O Manifesto trata das bibliotecas, por exemplo, como uma necessidade social tão importante como o acesso à saúde e à educação.  
 
“Os esforços feitos até agora pelos diferentes governos merecem o devido respeito, porém ainda são insuficientes para o Brasil começar a saldar essa dívida social com o cidadão e a cidadania, com o livro e a leitura“, lê-se no manifesto disponível no link acima. A próxima ação será o lançamento do caderno Políticas Públicas do Livro e Leitura, previsto para o dia 15 de setembro, durante a Primavera dos Livros, no Rio de Janeiro (RJ). O livro terá textos assinados pelos quatro principais candidatos a presidência do Brasil em 2006, além de reflexões e compromissos para a área.

Menu de acessibilidade