Mais de 2.000 livros didáticos são encontrados em lote vago

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproximadamente 2.000 livros novos foram encontrados abandonados em um lote vago de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã deste sábado (14). Os livros foram achados no bairro Santinho.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar (PM), o material é novo e foi localizado após a corporação receber uma denúncia anônima. Os livros são didáticos e destinados a escolas estaduais de cidades como Contagem, Nova Lima e Brumadinho.

Até o momento, já foram contabilizados 629 livros fora da embalagem e outros 147 pacotes fechados, com dez livros em cada. Com isso, seriam pelo menos 2.099 livros didáticos apreendidos pela polícia. O local deserto onde foram encontrados, é a estrada de terra que liga Ribeirão das Neves a Pedro Leopoldo.

A polícia ainda tenta descobrir a origem do material, mas suspeita que pode ter sido desovado no local depois de algum roubo de carga. No entanto, não houve registros recentes de assaltos do tipo na região.O caso será investigado pela Polícia Civil.

Distribuição é feita pelo MEC

Procurada por O TEMPO, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que os livros didáticos adquiridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) são distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) diretamente às escolas de destino, sendo que a pasta não participa do processo.

`Com relação ao material encontrado pela PM, a Secretaria vai acompanhar o caso, preocupada em esclarecer o motivo pelo qual esses livros estavam fora da sua destinação correta, que seria as escolas`, dizia a nota divulgada pela secretaria. A SEE disse ainda que trabalha para que nenhum aluno fique prejudicado por alguma eventual falta de material didático.

Menu de acessibilidade