Paredes que comunicam utiliza murais temáticos no Mato Grosso
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Inovação, do município de Novo Mundo, no Mato Grosso, estreou em setembro de 2006 o projeto Paredes que Comunicam. A iniciativa, que integra o Eixo 2 do PNLL (Fomento à Leitura e Formação), está mobilizando cerca de 400 estudantes, professores e comunidade em geral, em prol do desenvolvimento da prática de leitura de diferentes tipos de textos. Trata-se da construção de murais temáticos que ocupam os espaços ociosos nas paredes dos corredores da própria escola. As turmas, acompanhadas por um professor regente, são responsáveis pela manutenção e seleção de matérias sobre esportes, horóscopo, humor, atualidades, curiosidades, avisos, informações gerais, anúncios, poemas, agenda de atividades escolares etc., construindo um canal de interação entre os diversos tipos de textos e os leitores, sejam eles os alunos, os professores ou a comunidade em geral.
Contagiar envolve crianças da pré-escola na Paraíba
Outro projeto que integra o Eixo 2 do PNLL (Fomento à Leitura e à Formação) está envolvendo alunos da educação infantil da Unidade de Educação Infantil da UFCG (da Universidade Federal de Campina Grande), na Paraíba. O projeto Contagiar fundamenta-se no incentivo à leitura de gibis e revistas pelas crianças da educação infantil, com a participação de familiares, a partir da prática de empréstimo diário de livros e gibis às crianças matriculadas. A leitura é feita em ambiente familiar e, ao retornarem à escola, as crianças fazem os relatos que são utilizados para os temas desenvolvidos em sala, por meio de dramatizações de conteúdos, estudos de casos e discussões. Em 2006, 132 alunos e seus familiares participaram do projeto, além dos professores e estagiários dos sete grupos existentes na UEI. Além disso, foram criadas sete mini-bibliotecas em sala de aula. Para 2007, o objetivo é expandir o projeto para creches públicas do município de Campina Grande, envolvendo tanto professores, monitores e pais para a promoção da leitura e da troca de livros, quanto empresas e editoras, através de doações, fomentando agentes de disseminação da leitura com a aplicação do método, junto ao público de baixa renda.
Maioria dos projetos do PNLL tem abrangência nacional
Levantamento estatístico sobre a abrangência dos projetos inscritos no PNLL revela que a maioria (37,02%) tem abrangência nacional, ou seja, volta-se para dois ou mais estados brasileiros. Em seguida, com 36,19%, estão as iniciativas circunscritas pelos limites da municipalidade. Ações que envolvem duas ou mais cidades do mesmo estado são caracterizadas como de abrangência estadual e somam 16,85% dos projetos. Ações de abrangência internacional, pois ultrapassam as fronteiras do país, totalizam 9,39%. Páginas e portais de conteúdo de Internet representam um caso particular: sua abrangência, conforme as características de cada serviço de comunicação e valorização do livro e da leitura, poderá ser internacional. Menos de 1% dos projetos cadastrados (0,55%) não declaram a abrangência da iniciativa.
Mais 403 novas bibliotecas instaladas em todo o país
Finalizando as entregas de 2006, 125 kits de implantação de novas bibliotecas públicas foram doados em dezembro aos estados do Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina e Piauí. Desde março, foram 403 novas bibliotecas públicas instaladas em todo Brasil. Além do Distrito Federal, apenas duas unidades da Federação, Rio de Janeiro e São Paulo, não receberam o benefício, porque já têm o serviço em todos os municípios. Os kits foram entregues pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), por meio do Programa Livro Aberto, que contempla cada nova biblioteca com uma coleção de cerca de dois mil livros, equipamentos de som, TV, DVD e vídeo, móveis e um software para arquivamento e digitalização, denominado biblivre.
Petrobras Cultural 2006/2007: inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o Petrobras Cultural 2006/2007. O Programa seleciona projetos de apoio a diversos segmentos da cultura de todas as regiões do Brasil. Nesta nova versão será incentivada a integração entre a Arte e a Cultura à Educação. Para a área Memória das Artes, Patrimônio Imaterial e Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas e Criação Literária: ficção e poesia, a data de encerramento das incrições é 31 de janeiro. A inscrição pode ser feita pelo site da Petrobrás.
Escolas recebem 102 milhões de livros didáticos
Cerca de 102 milhões de livros didáticos de 2007 já chegaram a 145 mil escolas de ensino fundamental, nas quais estudam 30 milhões de alunos. Este número representa 65% do total de 112 milhões de exemplares que deverão chegar ás escolas até o final de janeiro. Cada estudante receberá, gratuitamente, livros de português, matemática, geografia, história e ciências. Os alunos da primeira série do ensino fundamental também ganham a cartilha de alfabetização. Em março, serão entregues os 7,2 milhões de livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) para alunos da quinta à oitava série.
Obras obscenas e raras em exposição na Biblioteca Nacional
A mostra “Ao Pio Leitor…o pecado” ficará aberta para visitação até dia 31 de janeiro, expondo os livros da coleção denominada “do inferno” da Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional. O público poderá conhecer desde obras do Império Romano (“A Arte d’amar ou preceitos e regras amatoiras para agradar às damas”, de Ovídio) até livros provenientes da Real Bibliotheca de Portugal (“Desengano dos peccadores necessario o todo genero de Pessoas, utilissimo aos Missionarios, e aos pregadores desenganados, que só desejão a salvação das Almas”, de Alexandrer Perrier, publicada em 1724) e a revista “O Rio Nú”, que circulou de 1898 a 1917, com ênfase sexual, mas também com ácido humor político.
Prêmio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro
Destinado a jovens brasileiros, residentes dentro e fora do Brasil, a 4ª Edição do Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro tem a data de 30 de junho de 2007 como prazo final de envio dos trabalhos a Portugal. Não há limites para o número de inscrições ou de páginas e o tema, tanto em prosa como poesia, é livre. Além da premiação em dinheiro, os alunos premiados receberão obras de Ferreira de Castro e certificados. A iniciativa é da Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, com sede em Oliveira de Azeméis (Portugal).
Países de língua portuguesa recebem a coleção Literatura para Todos
Seis das oito nações que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) recebem este mês exemplares da coleção Literatura para Todos, composta de dez livros escritos especialmente para jovens com mais de 15 anos e adultos recém-alfabetizados. As obras brasileiras vão para os ministérios da Educação e para as principais bibliotecas públicas da Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Timor Leste e São Tomé e Príncipe. Portugal e Brasil também participam da CPLP.