Lula quer usar dinheiro de petróleo para investir na educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O governo federal estuda criar um fundo para educação com o dinheiro que será arrecadado com os novos campos de petróleos descobertos recentemente pela Petrobras. A proposta foi apresentada na última segunda-feira (16) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 35 intelectuais, durante reunião realizada em São Paulo. 
 
A idéia apresentada é utilizar parte dos royalties (parte do lucro a qual o governo terá direito) para aumentar de 290 mil para 500 mil o número de estudantes que ingressam em escolas públicas a cada ano.  
 
Estudo financiado pelo Unicef apontou que o investimento por aluno no Brasil é inferior ao mínimo necessário para bancar insumos básicos de educação. 
 
Em outro ranking, organizado pela OCDE – que reúne países industrializados como México, Japão, Grécia e Rússia -, o Brasil foi apontado como o país que menos gasta em educação. 
 
Eestiveram na reunião, entre outros intelectuais, Dalmo Dallari, Fernando Morais, Luis Fernando Veríssimo, Leonardo Boff, Moacir Scliar, Maria Victoria Benevides, Emir Sader e Juarez Guimarães.  
 
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro da Educação, Fernando Haddad, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanucchi, também participaram do encontro. 
 

Menu de acessibilidade