Lula fala em educação como solução para o Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a reunião com diretores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Palácio do Planalto, para defender maiores investimentos na educação, por muito mais anos, como solução para os problemas do País. E para elogiar a atuação do ministro Tarso Genro. “Certamente, Tarso, um mandato de quatro anos, ou como você está na administração do ministério há três anos, ou, quem sabe, mais anos, ainda seja pouco para a gente poder recuperar o tempo perdido“, afirmou o presidente, ao comentar que acaba de voltar da Coréia do Sul.  
 
Lula lembrou que viu como aquele país, que há poucos anos era muito inferior ao Brasil do ponto de vista da indústria e do conhecimento tecnológico e educacional, sofreu uma grande transformação porque “acreditou na educação como instrumento para chegar onde chegou“. Em seguida, o presidente voltou a atacar as políticas adotadas pelos governos anteriores, ao salientar que o que viu na Coréia o levou a pensar que há 20 ou 30 anos o Brasil poderia ter pensado em investir na educação, já que todos os governantes tinham, no mínimo, diploma universitário. “Por isso mesmo tinham mais obrigação de compreender a necessidade de formação técnica da juventude“, declarou ele.  
 
“Nós precisamos reconhecer que o Brasil não pode mais discutir o dinheiro da educação como gasto“, afirmou ele, e acrescentou: “Não existe nenhum investimento mais sagrado do que a formação de sua gente“. Para Lula, esta falta de investimento na educação aconteceu porque “as pessoas trabalharam uma vida inteira neste País querendo governar o Brasil para 30 milhões, 35 milhões de brasileiros e quem sabe 40 milhões, e nós temos a obrigação de construir esse País e trabalhar para a totalidade do povo“. 

Menu de acessibilidade