Lula entrega medalhas aos vencedores da Olimpíada de Matemática

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou as medalhas de ouro prata e bronze aos 3 mil vencedores da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) na última terça-feira, dia 6, na Escola Naval do Rio de Janeiro.


 

O evento contou também com a participação dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A representatividade foi uma marca da olimpíada em 2009. Os três mil medalhistas são de 884 municípios, enquanto a menção honrosa foi concedida a alunos de três mil cidades. Em 2009, participaram da organização e realização da Obmep 50 universidades públicas e três particulares, além do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

 

A olimpíada é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, com realização do Impa e da SBM. Os objetivos são incentivar o ensino de Matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o nível médio.

 

As inscrições estão abertas para a edição de 2010. Os interessados deverão se inscrever até o dia 18. Até o momento, 19,4 milhões de estudantes já estão inscritos, o que supera o índice de 2009, quando 19,2 milhões participaram do evento.

 

O presidente comemorou o fato de 19,4 milhões de alunos já estarem inscritos na etapa de 2010 da olimpíada, novo recorde, superando os números de 2009. Até o momento, os participantes vêm de 44.230 escolas de 5.511 municípios. Além disto, Lula cobrou de seu sucessor, durante o evento, “investimentos robustos” em educação. Ele lembrou que no seu governo foram criadas 105 extensões universitárias, 14 universidades públicas e 214 escolas técnicas.

 

“Quem vier depois de mim está moralmente obrigado a fazer mais do que eu. Não é possível que alguém com diploma universitário faça menos do que quem tem diploma de torneiro mecânico”, disse Lula, que participou da premiação da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, no Rio de Janeiro.
 

Menu de acessibilidade