Lula e Milú Villela recebem Prêmio Unesco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura (Unesco) entregou ontem a edição 2003 do prêmio que concede anualmente a pessoas e instituições que se destacam pelo trabalho desenvolvido nas áreas social, cultural e científica. Entre os premiados estão o Programa Brasil Alfabetizado, do governo  federal, e a empresária Milú Ville a, presidente do Centro do Voluntariado do Estado de São Paulo. A cerimônia foi realizada na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional de Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu em no e do governo o prêmio pelo programa lançado em setembro com o objetivo de erradicar o analfabetismo no País. O projeto foi o vencedor na categoria Educação.  
 
Milú foi homenageada na categoria Cidadania, por sua  atuação em projetos sociais e no estímulo a ações voluntárias.  
 
Lula afirmou que o desafio de alfabetizar todos os brasileiros deve ser assumido pelo conjunto da sociedade. “Nós não precisamos mais de prêmio,  apenas fazer o que prometemos”, disse, reconhecendo que os educadores brasileiros, a quem dedicou o prêmio, ainda são “mal remunerados”.   

No discurso, ele fez referência ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, também premiado na categoria Direitos Humanos e Cultura de Paz. Segundo o presidente, o ser humano “é muito melhor do que a gente pode imaginar”. Vieira de Mello foi morto em Bagdá num atentado ao escritório da ONU. Oprêmio foi recebido pelo sobrinho do embaixador, André  Simões de Oliveira.  
 
“Esse prêmio dá credibilidade e alerta as pessoas para que se engajem num leque variado de ações sociais”, disse Milú Villela. Segundo ela, o governo Lula ainda não teve tempo para fazer muita coisa na área social, mas a unificação dos programas sociais já é o primeiro passo  positivo nesse rumo. Milú é conhecida por sua atuação na promoção da cidadania. Em 2001, chefiou o Comitê  Brasileiro para o Ano Internacional do Voluntário, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O papel que desempenhou no engajamento de milhões de brasileiros emações de promoção social foi reconhecido como o melhor entre os de 123 países.Em novembro do ano passado, Milú tornou-se a primeira mulher da sociedade civil a discursar sobre voluntariado na AssembléiaGeral da ONU, em Nova York.   

O prêmio também foi concedido à ONG Cemina, que usa o rádio para promover os direitos da mulher (categoria Comunicação e Informação); ao professor e médico Luiz Hildebrando Pereira da Silva, pelo trabalho na pesquisa e tratamento damalária (Ciência); ao projeto Tamar,  que protege tartarugas marinhas (MeioAmbiente); ao empresário e bibliófilo José Mindlin (Cultura); à ginasta Daiane dos Santos,medalha de ouro no campeonato Mundial de Ginástica (Juventude); e à série Brasil  Bonito, veiculada pelo Jornal Nacional, da TV Globo (Jornalismo). 
 
 

Menu de acessibilidade