Livro didático é tema de seminário em Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Especialistas vão avaliar o programa 
 
 
O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, abriu hoje às 9h30, o seminário Política do Livro Didático: Desafios da Qualidade, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação. A secretária de Educação Fundamental, Iara Glória Areias Prado, e a secretária executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Mônica Messenberg estarão à mesa. 
 
Em 2002, foram entregues 110,5 milhões de livros didáticos e 10,14 milhões de dicionários a 31.942.076 alunos do ensino fundamental de 162 mil escolas públicas do Brasil. Foram gastos R$ 498.678.509,24 na aquisição e distribuição dos livros. 
 
O objetivo do seminário é avaliar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC) de 1995 a 2002. Serão destacados os avanços do programa e apresentadas sugestões para sua continuidade. Especialistas na área e professores universitários, principalmente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), que participam da avaliação do livro didático, e representantes dos autores e editores estarão presentes.  
 
Programação- Às 9h45, será apresentado o tema A construção de um referencial de qualidade em livros didáticos: um balanço da avaliação do PNLD, com a participação de Roxane Roxo, membro da comissão técnica da área de Língua Portuguesa, e Antônio Augusto Gomes Batista, professor da UFMG. A coordenadora de mesa será Regina Hubner, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária de São Paulo. Em seguida, será realizado debate. 
 
Às 14h, o seminário prosseguirá com o tema Da execução do processo à otimização dos resultados: o papel dos parceiros na avaliação, a ser apresentado por Miriam Schlickamann, diretora-geral do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação; Adeum Hilário Sauer, diretor-geral da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime); e Maria Encarnação Beltrão Spósito, Nélio Bizzo, João Bosco Pitombeira, do PNLD. A mesa será presidida por Nabiha Gebrim, coordenadora-geral de avaliação de materiais didáticos e pedagógicos da SEF.  
 
Às 16h30, o tema do seminário será O significado da avaliação do PNLD para o mercado editorial: produção e circulação dos livros didáticos hoje e perspectivas futuras, com apresentação de Vera Lúcia Duarte de Novaes, da Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos (Abrale); Wander Soares, da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros); Paulo Roberto Rocco, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNE); e Osvaldo Joaquim de Souza, do FNDE. 
 
Amanhã o seminário continuará às 9h, com o tema Os professores e a escolha de livros didáticos: uma avaliação externa, a ser apresentado pelas especialistas argentinas, Delia Lerner, Ana Maria Espinoza e Patrícia Sadovsky. Depois, o professor Egon Rangel, da PUC/SP, falará sobre O livro didático como instrumento de formação do professor. A mesa será coordenada por Maria Amábile Mansutti e o seminário encerrado por Iara Glória Prado. 
 
 

Menu de acessibilidade