Live: A BNCC e o Novo Ensino Médio: desafios para 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Data: 25/02/2021
Local: YouTube – Unibes Cultural

Resumo:
Atenta à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do novo Ensino Médio, a Abrelivros convidou três especialistas em educação ligados ao tema – Vitor de Angelo, presidente do Consed, Mozart Neves Ramos, membro do CNE, e João Quaresma, consultor do MEC – para falar sobre os desafios e oportunidades trazidos por essa mudança, uma das maiores feitas na educação brasileira nas últimas décadas. Participe de nossa roda de conversa e saiba como as secretarias de educação estaduais estão se organizando para reformular seus currículos. Analisaremos ainda a importância da formação dos professores e dos materiais didáticos adequados à implementação da BNCC e do novo modelo de Ensino Médio.

Participantes
Abertura:
José Ângelo Xavier de Oliveira, presidente da Abrelivros
José Ângelo Xavier de Oliveira é presidente da Abrelivros (Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional) e do Instituto Pró-Livro (IPL). É diretor geral de Educação da Editora Moderna, com responsabilidade sobre as áreas de negócios (Comercial e Marketing) e editorial da empresa (Texto, Idiomas e Literatura). É bacharel em Direito e pós-graduado em Administração de Marketing.

Moderação:
Solange Petrosino, especialista em Educação
Solange Novaes Costa Petrosino é especialista em Educação. Tem graduação em Biologia e Pedagogia e especialização em Saúde Pública, com ênfase em educação, pela USP. Tem 30 anos de vivência profissional na área de educação, atuando junto a escolas como professora, coordenadora e diretora, principalmente na formação de professores. É ainda integrante do conselho editorial da revista Educatrix e Diretora do Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC).

Palestrantes:
Vitor de Angelo, presidente do Consed
Vitor de Angelo é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), secretário de Estado da Educação do Espírito Santo e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha. Tem pós-doutorado em Sociologia Política pela Université de Paris Ouest-Nanterre La Défense e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos.

Mozart Neves Ramos, membro do CNE
Mozart Neves Ramos é membro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco e presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Foi secretário de educação de Pernambuco e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Em 2008, foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Foi ainda presidente executivo do Todos Pela Educação e diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna.

João Quaresma, consultor do MEC
Desde 2016, João Quaresma atua na área de políticas públicas educacionais, trabalhando no assessoramento da avaliação de materiais didáticos, paradidáticos e literários para o Ministério da Educação (MEC). É mestre em Antropologia Social e Histórica pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – Toulouse), mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB) e finaliza o doutorado em História também pela UnB.

Participantes: pico de 246 pessoas conectadas

Apresentações (Clique abaixo):
Apresentação Vitor de Angelo – Consed 25.02.2021
Apresentação Mozart Ramos 25.02.2021
Apresentação João Quaresma 25.02.2021

Fotos: