Literatura para Todos: inscrições abertas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os interessados em participar da segunda edição do concurso Literatura para Todos já podem inscrever seus trabalhos. A iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) pretende estimular a produção literária de autores que escrevem para jovens e adultos em processo de alfabetização. O concurso vai premiar nove escritores, com R$ 10 mil cada um, e elaborar uma publicação com os trabalhos vencedores. A obra será distribuída nas escolas e bibliotecas públicas. 
 
Os candidatos podem competir nas categorias prosa (conto, novela ou crônica), poesia, biografia e texto de tradição oral (em prosa ou em verso). Em cada uma delas serão premiados dois autores. 
 
A novidade da competição este ano é a premiação de um escritor africano natural de um dos países de língua portuguesa — Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O autor africano ganhará o mesmo prêmio de R$ 10 mil, independentemente da categoria literária do texto. Os títulos vencedores estarão disponíveis também no portal Domínio Público, do Ministério da Educação. 
 
As obras devem ser enviadas até 21 de novembro à Secad — Esplanada dos Ministérios, bloco L, sala 710, CEP 70047-900, Brasília, DF. Segundo os organizadores do concurso, o prazo estabelecido no edital foi definido para que os autores tenham tempo de produzir seus trabalhos, os quais serão avaliados por uma comissão julgadora formada pelo titular da Secad, André Lázaro, e por professores com experiência em educação de jovens e adultos. A divulgação dos resultados e a premiação estão previstas para março do próximo ano.  
 
Em 2006, concorreram 2.095 obras na primeira edição do Literatura para Todos. 
 
Mais informações no endereço eletrônico literaturaparatodos@mec.gov.br ou pelo telefone 0800 616161. 
 

Menu de acessibilidade