Letramento digital é urgente, boletim Porvir

É urgente. De acordo com o recente estudo Horizon Report, do New Media Consortium, escolas precisam preparar estudantes para lidar com o ambiente digital de maneira crítica. A aprendizagem em dispositivos móveis já é uma realidade, mas é necessário produzir conteúdo e navegar com segurança e consciência dos riscos que a internet oferece.

Uma ferramenta lançada em novembro que contribui para a construção desse cenário é o guia sobre Educação Aberta, que mostra como criar, modificar e compartilhar conteúdo traz benefícios para quem ensina ou aprende, além de economia para secretarias de educação. A publicação destinada a gestores e demais interessados é gratuita.

Ainda sobre o tema tecnologia, artigo do especialista em educação Rafael Parente traz dados da pesquisa “O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia em sala de aula?”, conduzida pelo Todos pela Educação, em parceria com BID, Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica e Samsung, para defender que o papel dos docentes continua e continuará sendo essencial.

Já o livro “Metodologias ativas para uma educação inovadora”, organizado pelos educadores Lilian Bacich e José Moran, combina teoria com experiências em escolas públicas e privadas, além de instituições de ensino superior, para convencer educadores que uma outra educação é possível.

Menu de acessibilidade