Lançamento do Calendário do Plano Estadual Paulista de Educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Duas mil pessoas participaram na terça-feira, dia 29 de abril, do lançamento do Calendário do Plano Estadual de Educação no auditório do Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. Estiveram presentes prefeitos, secretários municipais de Educação, educadores e demais autoridades.  
 
O governador Geraldo Alckmin conclamou a sociedade para participar ativamente da elaboração do Plano. “Tudo isso poderia ser feito de maneira tecnocrata, mas a diferença é que somos um governo que interage com a sociedade. E quem ouve mais, erra menos, por isso queremos acertar mais especialmente na educação para melhorar São Paulo. Vamos ouvir todos os segmentos e vamos elaborar um grande plano. A escola não é apenas uma questão de Estado, hoje é uma questão de soberania, do conhecimento e do emprego, diminuição da violência ,ou seja, a construção de um sociedade melhor“, declarou o governador. 
 
O secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, reforçou o pedido do governador para que todos participem da construção do Plano. “Além dos acessos via internet e e-mail, a sociedade poderá participar das audiências públicas temáticas, como por exemplo, sobre Educação Indígena, Especial, Infantil e Universitário. O Plano não regerá apenas a escola pública, mas também a particular. Não será um documento escrito por burocratas, e sim, o resultado de um trabalho conjunto“. 
 
O Plano Estadual de Educação irá atingir todas as modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos, e Ensino Superior. Outro aspecto importante é sua vigência – mesmo mudando o governo, o Plano continua, pois ele transcende pelo menos dois períodos governamentais.  
 
Para sua execução, será inicialmente realizado o diagnóstico do ensino para a definição das diretrizes político-pedagógicas, e os objetivos e metas a serem cumpridas em ações de curto e médio prazo. Em seguida, serão definidos os financiamentos e sua gestão. Também serão realizados acompanhamento e avaliação dos trabalhos desenvolvidos.  
 
A partir deste dia (29/04) a participação eletrônica já estava disponível, por intermédio do e-mail planed@edunet.sp.gov.br para toda a população encaminhar sugestões. Já o site http://cenp.edunet.sp.gov.br/planed apresentará documentos que norteiam a construção do Plano, como por exemplo, o Plano Nacional de Educação, as diretrizes nacional e estadual para educação básica aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação, além de disponibilizar todas as etapas do Plano à medida que forem sendo construídas. 

Menu de acessibilidade