InterLivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro chega à 7ª edição na Bienal de São Paulo

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Programação vai ser realizada dentro do espaço Papo de Mercado MVB, da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Programação especial do PublishNews durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o InterLivro –  Encontro Internacional de Profissionais do Livro chega à sua 7ª edição e vai discutir assuntos quentes do mercado editorial, com nomes de referência para o cenário nacional e participações internacionais.

O encontro será no dia 9 de setembro, a partir das 9h45, e está inserido no espaço Papo de Mercado MVB, dentro da Bienal, no Distrito Anhembi.

A participação é gratuita para quem já estiver dentro da Bienal. O PublishNews pede aos interessados que se inscrevam por este formulário. A inscrição, porém, não garante a entrada – o espaço é sujeito à lotação.

O InterLivro é uma realização do PublishNews, com patrocínio de MVB, Skeelo e Radar de Licitações, e apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Gráfica Viena e Faculdade LabPub. A curadoria é dos jornalistas do PN, Guilherme Sobota e Talita Facchini.

Entre os nomes internacionais confirmados estão: Silvia Castrillón, fundadora das instituições Fundalectura, Asolectura e ACLIJ na Colômbia, pesquisadora na área da leitura e recipiente da Cruz da Ordem do Rio Branco, do governo brasileiro; Gustavo Roa Nieto, presidente e fundador da Centauro Comunicaciones (Espanha); Cristina Flores Sanhueza, socióloga e editora, coordenadora de Incidência Pública do Centro Nacional de Inteligência Artificial, no Chile (Chile); e Rodrigo Manhita, editor e diretor criativo do Penguin Random House Grupo Editorial Portugal.

Entre os nomes nacionais: Karine Pansa (presidente da International Publishers Association), Samuel Seibel (Livraria da Vila), Ricardo Costa (MVB), Marcelo Gioia (Bookwire Brasil), Zoara Failla (coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do IPL), Ângelo Xavier (Abrelivros), André Palme (Skeelo), Cynthia Muller (Editora Planeta), Rafaella Machado (Grupo Editorial Record), Joana de Conti (Bookwire Brasil), Giselle Guimarães Ramos (Minha Biblioteca), Anna Luiza Cardoso (LVB&Co) e Natalia Vieira (Radar de Licitações).

Além das mesas e painéis tradicionais, esta edição do InterLivro levará ao espaço da Bienal do Livro de São Paulo um formato de discussões que tem sido visto em outras feiras do livro, dentro e fora do Brasil – mesas de debates mais concisas e rápidas, em que os convidados fazem intervenções breves e o público, também envolvido no meio editorial profissionalmente, participa de forma mais ativa.

Nesse formato, serão debatidos, entre 11h e 13h, temas como a relação entre editoras e livrarias, plataformas de livros digitais, tradução, direitos internacionais e boas práticas de metadados. Os encontros são voltados para profissionais do livro que queiram aprender mais e discutir os processos nessas áreas.

Os painéis

O dia começa com um café da manhã com apoio da Faculdade LabPub, às 9h45. Em seguida, das 10h30 às 11h, a CEO e fundadora do Radar de Licitações, Natália Vieira, dá uma pequena palestra com o título: “Vendas para o governo: como colocar o seu livro nos programas públicos”. O objetivo é indicar caminhos e soluções para editoras e outras empresas participarem dos editais de compra públicos.

Entre as 13h e 14h haverá um intervalo para o almoço, e às 14h a convidada internacional Cristina Flores Sanhueza terá 30 minutos para apresentar dados e conversar com os interessados sobre usos de inteligência artificial no setor do livro. Cristina é socióloga e especialista em metodologias de pesquisa e análise de dados. Ela é Coordenadora de Incidência Pública do Centro Nacional de Inteligencia Artificial, no Chile, atualmente encarregada da elaboração de uma nova versão do Índice Latinoamericano de inteligência artificial, que terá seus números divulgados em setembro em colaboração com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) da ONU.

Ela também é sócia-fundadora da Audiobuk, produtora de audiolivros com ênfase em sotaques locais, onde atua como diretora de produção artística em mais de 200 audiolivros.

“A Inteligência Artificial é, sem dúvida, uma revolução, algo que já se tornou quase uma realidade aceita desde que ferramentas como o ChatGPT se tornaram acessíveis ao público há quase dois anos”, comenta Cristina. “No entanto, a forma como essas inteligências se integram em nossa vida cotidiana é algo que ainda estamos explorando. O desafio de pensar a tecnologia dentro do mundo editorial não é simples. A conversa se torna essencial, não apenas para encontrar soluções, mas também para decidir que papel queremos que essas tecnologias desempenhem em nossa vida e nos processos criativos. Estou convencida de que somos o público ideal para sermos críticos e ativos na maneira como essas tecnologias serão utilizadas e em como influenciarão nossas sociedades. É necessário falar, discutir, experimentar, criar e, sobretudo, escrever. Só através desse exercício contínuo podemos moldar o impacto da Inteligência Artificial para que seja coerente com nossas necessidades e valores culturais”

Às 14h30, ela também participa da mesa “Audiolivro: modelos de negócio e estratégias de produção e distribuição”. Na mesa, os convidados poderão discutir os modelos de negócio para o segmento do setor do livro que mais cresce no mundo. Mesmo com um cenário internacional pujante, é possível notar nas pesquisas recentes que as vendas à la carte de audiolivros ainda não ultrapassam 1% do faturamento digital das editoras brasileiras nessa modalidade. O modelo à la carte não funciona no Brasil? Quais são os exemplos de mercados internacionais que podem funcionar por aqui? Quais são as formas de produção com que as empresas estrangeiras e brasileiras estão trabalhando? A inteligência artificial já é uma prática comum nessa indústria? Se não, como impulsionar o modelo de negócios com essas ferramentas? São perguntas que devem fazer parte da conversa.

Além de Cristina, fazem parte do painel Marcelo Gioia (diretor da Bookwire Brasil), André Palme (CMCO do Skeelo) e Gustavo Roa Nieto (fundador e CEO da Centauro Comunicaciones).

Em seguida, o PublishNews vai reunir especialistas em áreas estratégicas de formação de leitores, pesquisas de mercado e conjuntura internacional para debater a relação entre leitura e demanda de mercado – no Brasil e na Colômbia, país convidado de honra desta Bienal.

Na mesa “Leitura no Brasil e na Colômbia: demanda, mercado e governo”, parte-se da ideia de que o mercado editorial no Brasil sofre com uma restrição estrutural de demanda, ou seja, um problema complexo, multifatorial e crônico que impede as pessoas de acessar um produto ou serviço. Dados de diversas pesquisas apontam, por exemplo, quase 60% da população com um nível no máximo intermediário de leitura. São indivíduos capazes de ler apenas textos mais simples e determinados livros. O número de leitores totalmente proficientes no Brasil é baixo. Uma parte enorme da população brasileira está fora do alcance do setor editorial. Como combater esses obstáculos? Como a experiência de formação de leitores na Colômbia pode contribuir para esse debate?

Participam da mesa Zoara Failla (gerente de projetos do Instituto Pró-Livro (IPL)), Silvia Castrillón (Universidade de Antioquia/Colômbia), Ângelo Xavier (Abrelivros) e Karine Pansa (IPA).

“A principal limitação para o crescimento do mercado editorial no Brasil não identificamos nas séries históricas das pesquisas sobre vendas ou consumo de livros, mas encontramos nas pesquisas que revelam as habilidades e o comportamento leitor dos brasileiros”, explica Zoara Failla. “Como alimentar esse mercado se mais de 40% da população revela dificuldades de compreensão leitora? Como ampliar o número de consumidores de ficção, se somente 18% dos entrevistados pela 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil (2020) declararam ser leitores de literatura? Infelizmente, a limitação que impacta a ampliação do mercado consumidor de livros também impacta nosso desenvolvimento social e humano e o futuro como sociedade democrática”, reflete.

Já às 16h30 ocorre a mesa “Conexões Brasil-Portugal: o YA como potência para a formação de leitores e o desenvolvimento de negócios do livro”, com Rafaella Machado (Grupo Editorial Record), Rodrigo Manhita (Penguin Random House Portugal) e a escritora Juliana Giacobelli (autora de Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca (Pitaya) e vencedora do Prêmio Amazon de Literatura Jovem).

O assunto passa pela estratégia de negócios de autores e editoras voltados para o público Young Adult. Diversos livros deste recorte etário têm aparecido nas listas de mais vendidos há alguns anos. Com o impulso do TikTok, os livros Young Adult ganharam ainda mais fôlego e atingiram uma popularidade não vista antes. Diversos subgêneros – como fantasia, romance, romantasia e até ficção cristã – se apresentam para renovar o chamado YA ano a ano. Como esse nicho de mercado opera e pode contribuir para outros setores da indústria do livro? É possível pensar em YA como instrumento de formação de leitores? Qual a importância da formação de comunidades on-line para o desenvolvimento dos livros? São questões que o painel vai discutir.

Prêmio Jovens Talentos e HUB PN

O PublishNews separou os momentos finais do evento para dois anúncios. Às 17h15, a analista comercial e de marketing do PublishNews, Daniela Carqueijó, anuncia oficialmente a criação do HUB PN, um novo modelo de comunicação do PublishNews com os seus leitores. A comunidade vai funcionar no WhatsApp e vai conectar leitores e autores em ascensão com empresas e profissionais do mercado do livro.

Entre os conteúdos que estarão disponíveis na comunidade, estão novidades sobre prêmios e lançamentos, cursos, bastidores do mercado, oportunidades de trabalho, notas sobre eventos literários e editoriais e muito mais. A participação na comunidade é gratuita; empresas poderão anunciar no canal suas novidades e novas informações.

Às 17h30, como é tradição, o PublishNews vai anunciar o vencedor ou vencedora do Prêmio Jovens Talentos 2024. Veja aqui os finalistas. O escolhido ou escolhida ganhará passagem e hospedagem para a Feira do Livro de Frankfurt, a ser realizada entre 16 e 20 de outubro.

Em seguida, convidamos todos e todas para trocar ideias e fazer um brinde conosco!
Veja a programação do InterLivro 2024:

9h45: Café da manhã, com apoio da Faculdade LabPub
10h30-11h: Venda para o governo: como colocar o seu livro nos programas públicos
• Natalia Vieira (Radar de Licitações)
11h-13h: Espaços de debate – Status do mercado editorial brasileiro em 2024
Venha debater assuntos de interesse com especialistas do mercado. Formato: um ou dois especialistas convidados conduzem conversas abertas com profissionais do mercado sobre assuntos urgentes.

Editoras e Livrarias: o estado atual das relações
• Cynthia Muller (Coordenadora comercial da Editora Planeta)
• Samuel Seibel (fundador da Livraria da Vila)
Possibilidades de negócio para o livro digital: plataformas e bibliotecas virtuais
• Joana de Conti (Head Of Account Management na Bookwire Brasil)
• Giselle Guimarães Ramos (CEO da Minha Biblioteca)
Tradução e direitos internacionais: tira-dúvidas e possibilidades
• Anna Luiza Cardoso (agente e sócia da LVB&Co)
• Rayanna Pereira (Coordenadora do Brazilian Publishers/CBL)
Tira-dúvidas sobre metadados: como aprimorar na prática os processos de dados para vender mais?
• Ricardo Costa (CEO da MVB América Latina)
13h-14h: Intervalo para almoço
14h-14h30: Perspectiva Internacional: O usos da inteligência artificial no mercado editorial, com Cristina Flores Sanhueza (Centro Nacional de Inteligencia Artificial, Chile)
Palestra sobre os usos da IA no mercado editorial.
14h30-15h30: Audiolivro: modelos de negócio e estratégias de produção e distribuição
Na mesa, os convidados poderão discutir os modelos de negócio para o segmento do setor do livro que mais cresce no mundo. Mesmo assim, as vendas à la carte de audiolivros ainda não ultrapassam 1% do faturamento digital das editoras nessa modalidade. O modelo não funciona no Brasil? Quais são os exemplos de mercados internacionais que podem funcionar se transportados para o Brasil? Quais são as formas de produção com que as empresas brasileiras e estrangeiras estão trabalhando? A inteligência artificial já é uma prática comum entre as nossas práticas? Se não, como impulsionar o modelo de negócios com essas ferramentas?
• Marcelo Gioia (Managing Director da Bookwire Brasil)
• André Palme (CMCO do Skeelo)
• Cristina Flores Sanhueza (coordenadora no Centro Nacional de Inteligencia Artificial, Chile)
• Gustavo Roa Nieto (presidente da Centauro Comunicaciones)
• Mediação: Guilherme Sobota (editor-chefe do PublishNews)
15h35-16h35: Leitura no Brasil e na Colômbia: demanda, mercado e governo
O mercado editorial no Brasil se relaciona com uma restrição estrutural de demanda – um problema estrutural que impede as pessoas de acessar um produto ou serviço. Dados de diversas pesquisas apontam quase 60% da população com um nível até intermediário de leitura, que permite que um indivíduo leia textos mais simples e determinados livros, mas há um limite. O número de leitores totalmente proficientes no Brasil é baixo. Existe uma parte enorme da população brasileira que está fora da demanda do setor editorial. Como combater esse obstáculo? Como a experiência de formação de leitores na Colômbia pode contribuir para este debate?
• Zoara Failla (coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do IPL)
• Silvia Castrillón (fundadora das instituições Fundalectura, Asolectura e ACLIJ na Colômbia)
Ângelo Xavier (Presidente da Abrelivros)
• Karine Pansa (Presidente da IPA)
16h35-17h20: Conexões Brasil-Portugal: o YA como potência para a formação de leitores e o desenvolvimento de negócios do livro
O assunto é: estratégia de negócios de autores e editoras voltados para o público Young Adult. Diversos livros deste recorte etário têm aparecido nas listas de mais vendidos há alguns anos. Com o impulso do TikTok, os livros Young Adult ganharam ainda mais fôlego e atingiram uma popularidade não vista antes. Diversos subgêneros – como fantasia, romance, romantasia e até ficção cristã – se apresentam para renovar o chamado YA ano a ano. Como esse nicho de mercado opera e pode contribuir para outros setores da indústria do livro? É possível pensar em YA como instrumento de formação de leitores? Qual a importância da formação de comunidades on-line para o desenvolvimento dos livros?
• Rafaella Machado (editora-executiva no Grupo Editorial Record)
• Rodrigo Manhita (editor e diretor criativo na Penguin Random House Portugal)
• Juliana Giacobelli (escritora e vencedora do Prêmio Amazon de Literatura Jovem)
• Mediação: Talita Facchini (editora-assistente do PublishNews)
17h25-17h35: Comunidade HUB PN
• Daniela Carqueijó (Analista de marketing do PublishNews)
17h35-17h45: Anúncio vencedor Prêmio Jovens Talentos
• Ricardo Arcon (Diretor-executivo do PublishNews)
17h45-18h30: Espumantes e networking
Conheça mais sobre os participantes:

Natália Vieira iniciou sua trajetória acadêmica pelo curso de História na Universidade Federal Fluminense; apaixonada desde criança pela leitura, se encantou com o mercado editorial e iniciou sua jornada na área comercial. Ao conhecer e se aproximar das compras públicas, descobriu seu propósito. Ela criou o método RADAR e hoje é consagrada como uma das maiores especialistas em licitações editoriais do país. Natália Vieira é Consultora PublishNews; Diretora Comercial da Radar de Licitações; Consultora em PNDL para um grupo de editoras independentes; Diretora da Sonhos e Letras; e consultora de órgãos públicos em eventos literários e programas de formação de leitores.

Cinthya Müller tem uma carreira de 27 anos, dos quais os últimos 21 são dedicados ao mercado editorial. Já trabalhou em grandes casas editoriais, atuando em áreas como distribuição e vendas de mangás, revistas, colecionáveis e livros. Há 7 anos, integra o time comercial do Grupo Planeta no Brasil. É integrante da Comissão de Inovação e Tecnologia da CBL, atualmente cursa Gestão Comercial. Já ministrou aulas e participou de palestras e mesas sobre marketing, vendas e produtos digitais.

Joana De Conti trabalha com livros digitais há mais de dez anos. Ela começou sua carreira produzindo e-books, trabalhou por alguns anos em uma das maiores editoras brasileiras e atualmente é head da equipe de Publisher Relations and Services na Bookwire Brasil. Seu trabalho é liderar o atendimento de quase 800 editoras de diversos tamanhos e gêneros. Sua principal experiência é com e-books, mas está diretamente envolvida na distribuição de e-books, audiolivros e impressão sob demanda, ajudando editoras a melhorar o espaço digital e o desempenho de seus catálogos.

Giselle Guimarães Ramos é CEO da Minha Biblioteca desde 2022 e conta com mais de 20 anos de carreira na área da educação. Tem passagens por grandes empresas do segmento acadêmico e corporativo, tendo atuado por 11 anos na Austral Education Group, multinacional na área de educação, onde dedicou seu trabalho atuando inicialmente como Country Manager no Brasil seguindo para Diretora de Expansão na Europa e fechando seu ciclo como Head de Educação e Inovação. A executiva é bacharel em Economia pela Universidade Mackenzie e possui MBA pela Brazilian Business School e pela University of Richmond, Robins Business School.

Anna Luiza Cardoso é agente literária e sócia da LVB&Co Agência Literária. Com 12 anos de experiência no mercado editorial, é especializada na representação de autores brasileiros para Brasil, exterior e audiovisual, e também atua como coagente de diversas editoras e agências estrangeiras para o Brasil.

Rayanna Pereira é bacharel em jornalismo, e pós-graduação em relações internacionais e Book Publishing, trabalha com livros desde 2013, quando iniciou sua carreira como estagiária na Editora Pedrazul. Logo após trabalhou na editora Universo dos Livros (2014-2018) onde exerceu vários cargos em diversas áreas, entre eles Analista de Livros Digitais, trabalhando com a Amazon, Saraiva, Cultura/Kobo, Google e iTunes. Também foi Coordenadora Editorial e de Redes Sociais do selo LGBT da editora. Em fevereiro de 2019, iniciou suas atividades na CBL, como Analista de Relações Internacionais, do Brazilian Publishers, e hoje coordena o projeto.

Ricardo Costa é diretor geral da MVB América Latina. Foi consultor de planejamento de negócios para diferentes editoras da região e sócio-diretor da PublishNews por mais de seis anos. Em 2013, tornou-se representante da Frankfurter Buchmesse na América do Sul e, pouco depois, iniciou o projeto MVB Brasil, que vem gerenciando desde então.

Cristina Flores Sanhueza é Socióloga, especializada em metodologias de pesquisa e análise de dados. É Gerente de Advocacia Pública do Centro Nacional de Inteligência Artificial, no Chile, atualmente responsável pela coordenação metodológica da nova versão do Índice Latino-Americano de Inteligência Artificial que divulgará seus resultados neste dia 24 de setembro em colaboração com a CEPAL. Ela também é co-fundadora da Audiobuk, produtora de audiolivros com ênfase no resgate de sotaques locais, lá atuou como produção e diretora artística de mais de 200 audiolivros.

Marcelo Gioia é Profissional de Marketing e Publisher. Iniciou sua carreira profissional no setor de Telecom envolvido em redes e produtos satelitais. Passou por algumas editoras brasileiras e internacionais. Desde 2009 tornou-se um entusiasta dos e-books e da revolução digital e como CEO do Copia Brasil lançou a primeira plataforma de leitura social na América Latina. Atualmente trabalha na equipe da Bookwire como Managing Director no Brasil.

André Palme é um dos sócios e CMCO do Skeelo, onde lidera toda a estratégia de marketing, comunicação e conteúdo. Executivo da cultura e do entretenimento, tem 20 anos de carreira, 12 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem conteúdos multi formatos, marketing, tecnologia e streaming; além de empreendedor, professor, mentor e colunista. Também foi diretor-geral da Storytel no Brasil entre 2018 e 2022. É colunista do PublishNews.

Gustavo Roa Nieto é fundador e CEO da Centauro Comunicaciones. Presente no mercado audiovisual há mais de 45 anos, sendo 30 deles também no Brasil, o grupo tem estúdios próprios nos Estados Unidos, Colômbia e México. É uma das maiores empresas de localização de conteúdo da América Latina. Há anos, a Centauro também atua na produção e distribuição de audiolivros.

Zoara Failla é Socióloga (UNESP) com mestrado em Psicologia Social (PUC-SP). Coordena os projetos do IPL e as pesquisas Retratos da Leitura desde 2007. Foi Coordenadora do Programa de Melhorias do Ensino Médio da SEE-SP, com financiamento do BID, como consultora do PNUD. Técnica e Consultora da FUNDAP em programas de formação/estágios na Adm. Pública e de cooperação técnica nos 5 PALOPS. Presidente do Sindicato dos Sociólogos entre outras atividades. Organizou as edições 3, 4 e 5 dos livros Retratos da Leitura e foi autora de vários artigos sobre os hábitos de leitura dos brasileiros.

Karine Pansa é a CEO da Girassol Brasil e presidente da International Publishers Association (IPA). Ela também foi presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) por dois mandatos nos anos de 2011 e 2013. Em 2023 foi reeleita para o Conselho de Diretores da CBL para Projetos Internacionais, trabalhando para impulsionar a literatura brasileira em todo o mundo e apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, especialmente aqueles relacionados à alfabetização e acesso a materiais de leitura de qualidade. Em seu papel multifacetado, Karine Pansa não é apenas uma especialista no mercado editorial; ela é uma defensora da alfabetização que está moldando o mundo dos livros, defendendo os direitos humanos, conectividade global, inclusão e diversidade por meio da literatura.
Ângelo Xavier é presidente da Abrelivros (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais) e diretor-geral da Editora Moderna, onde atua há mais de 30 anos. Formado em Direito e em Administração, tem vasta experiência na área de educação básica.

Silvia Castrillón é bibliotecária da Universidade de Antioquia (Colômbia). Criou diversas entidades para promover a leitura, como a Associação Colombiana de Livros Infantis e Juvenis, Fundalectura (Asolectura) e a Associação Colombiana de Literatura Infantil (ACLIJ). Palestrante em inúmeras conferências internacionais sobre leitura, literatura infantil, bibliotecas e políticas públicas de leitura e escrita, é autora de livros e estudos sobre o assunto. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. O Governo do Brasil concedeu-lhe a Cruz da Ordem do Rio Branco, pelo seu trabalho no campo da literatura infantil e na promoção dos seus autores.
Rafaella Machado é Editora-Executiva da Galera Record e da Verus Editora e sócia Grupo Editorial Record, onde publica obras desde fantasia épica a romances contemporâneos com foco em diversidade. Se considera, antes de tudo, uma estudiosa do comportamento do leitor.

Rodrigo Manhita começou a sua carreira em marketing e organização de eventos como empreendedor na área da cultura asiática. Em 2022, juntou-se ao departamento de Marketing da Penguin Random House Portugal, onde até o momento é editor de livros YA e diretor criativo da Secret Society, o selo Young Adult do grupo editorial.

Juliana Giacobelli nasceu em São Paulo e rabiscava histórias antes mesmo de saber ler. Autora de fantasia e romances LGBTQIAPN+, gosta de escrever livros que fazem rir, chorar e deixar o coração quentinho no final. Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca sai agora pelo novo selo da HarperCollins Brasil, o Pitaya, e foi vencedor do Prêmio Amazon de Literatura Jovem e é o primeiro romance contemporâneo de Juliana a ser publicado tradicionalmente. Você pode encontrá-la no Instagram em @jgiacobelliescreve ou no TikTok em @jgescreve.

 

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