Instalação da Câmara Interministerial de Educação e Cultura e do Conselho Diretivo do Livro e da Leitura

Nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, no Rio de Janeiro, será instalada a Câmara Interministerial de Educação e Cultura, em ato presidido pelos ministros Gilberto Gil e Fernando Haddad. Na ocasião, também será assinada a portaria de instalação do Conselho Diretivo do Livro e da Leitura. A solenidade terá início às 10h30 e será realizada no Salão Portinari, no 2º andar do edifício Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, nº 16 – Centro). 
 
Câmara Interministerial de Educação e Cultura – Fórum de debate e formulação de políticas na busca de soluções institucionais para a integração do ensino no país com a cultura, abrangendo desde a educação formal nas escolas, até as instituições culturais. O grande objetivo deste esforço conjunto é proporcionar uma cidadania qualificada à população brasileira. O órgão será composto pelos gabinetes do ministros da Educação e da Cultura e pelas secretarias executivas dos dois ministérios, que serão as responsáveis pela coordenação dos trabalhos, alternadamente, conforme o tema abordado. 
 
Conselho Diretivo do Livro e da Leitura – Será o órgão que irá coordenar as ações do governo para o setor de bibliotecas, edições, tiragens de livros e publicações culturais, além de auxiliar na formação de um público leitor nas escolas brasileiras. 
 
 
Palácio da Cultura Gustavo Capanema 
 
O local escolhido para sediar o evento tem um grande significado simbólico, pois o edifício Gustavo Capanema é um marco da arquitetura moderna no Brasil, projetado por uma equipe de arquitetos sob a coordenação de Lúcio Costa. O prédio foi construído dentro da visão modernista do arquiteto francês Le Corbusier e adaptado à realidade brasileira, durante o governo Vargas, para abrigar o Ministério da Educação e Saúde. 
 
A história da sua construção é um símbolo da capacidade criativa da cultura brasileira, segundo palavras do ministro Gilberto Gil, durante discurso em solenidade realizada no edifício, em fevereiro de 2003. “É um marco inaugural da nova arquitetura brasileira e mundial. É uma prova nítida da nossa capacidade de assimilar criativamente linguagens internacionais e imprimir a nossa marca própria e original”, disse o ministro da Cultura. 
 
 
Revitalização do Museu Nacional 
 
À tarde, a comitiva dos ministros desloca-se para o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, onde será assinado o convênio entre o MinC e o MEC para o Programa de Revitalização do Museu Nacional. 
 
 

Menu de acessibilidade