Inovação e transformação à vista

Como implementar a tão sonhada inovação? Para Helena Singer, assessora especial do ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, e Cesar Nunes, pesquisador da Unicamp e especialista em desenvolvimento e avaliação da criatividade, a receita tem ingredientes como discussão e construção coletiva, autonomia para a comunidade acadêmica, e vontade real de pôr novas técnicas em prática.

Para agilizar essa transformação, a Educadora conta com um projeto lançado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC) e do qual Helena é uma das coordenadoras.

O “Inovação e Criatividade na Educação básica” pretende mapear iniciativas inovadoras no Brasil e ampliar seu impacto no território nacional.

A tarefa, porém, não é simples. De acordo com Cesar Nunes, é preciso ter vontade real de implementar mudanças:

— Se queremos criatividade, temos de abrir espaço para que as atividades sejam criativas. E saber que vai levar tempo.

Inovação e criatividade sim, mas com conteúdos regulares, segundo Helena.

— Uma instituição inovadora e criativa deve fornecer instrumentos para o Aluno enfrentar o Enem. Mas, de forma nenhuma, a preparação para uma prova deve levar 14 anos — criticou.

Menu de acessibilidade