Informações sobre escolas públicas estão na Internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O usuário de informações educacionais pode desde o dia 06/10 acessar informações de todas as 180 mil escolas públicas da educação básica na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) na Internet. O novo sistema, batizado de Dataescolabrasil, está disponível nos endereços:
Dataescolabrasil ou do
Inep e permite a obtenção de dados por unidade escolar.  
 
Para José Marcelino de Rezende Pinto, diretor de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, o objetivo é dar mais transparência aos dados coletados por meio do Censo Escolar, oferecendo à população uma ferramenta para o acompanhamento e o controle social das escolas. “O sistema também facilita a obtenção de dados por parte dos gestores dos sistemas educacionais”, afirma.  
 
No Dataescolabrasil, o interessado vai encontrar informações sobre o número de alunos matriculados, de turmas e de funções docentes para cada nível de ensino existente na escola. Também estão disponíveis dados sobre instalações, incluindo salas de aula, bibliotecas, laboratórios, e que informam se o estabelecimento conta com energia elétrica, esgoto, coleta de lixo e água.  
 
Poderão, ainda, ser conhecidos os equipamentos de suporte pedagógico disponíveis, como microcomputador, televisão e acesso à Internet. Do mesmo modo, está informada a participação da escola nos programas do Livro Didático, Merenda, Transporte Escolar, TV Escola, Dinheiro Direto Na Escola e Proinfo. 
 
O sistema permite que qualquer pessoa conheça alguns dos principais indicadores educacionais da escola e possa acompanhar o rendimento dos alunos. Foram disponibilizados no site, para este fim, as taxas de aprovação, reprovação e abandono, além do atraso escolar, número de alunos por turma e horas de aula por dia.  
 
A partir de agora, o Inep dispõe de duas ferramentas de pesquisa que oferecem um quadro bastante abrangente da educação no Brasil. Em maio, foi lançado o Edudatabrasil que fornece diversas dados até o nível de município. Com o Dataescolabrasil, a pesquisa poderá ser feita até o de estabelecimento de ensino.  
 
Escolas poderão divulgar projetos  
 
Além de prestar informações, o sistema possui um espaço próprio para que as escolas divulguem a realização e participação em projetos de interesse da coletividade. Segundo José Marcelino, esta opção de interatividade pretende estabelecer um diálogo do Inep com os estabelecimentos de ensino e, principalmente, entre eles. “É importante que as escolas possam expor suas atividades, trocar experiências e, se for o caso, introduzir novas práticas e programas já desenvolvidos em outros locais”, afirma. 
 
Para divulgar seu projeto, a escola deverá seguir algumas regras básicas para que o sistema possa contemplar todos os pedidos e garantir a fidedignidade das informações.  
 
 
 
 

Menu de acessibilidade