Inep monitora evolução do Plano Nacional de Educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No dia 12 de dezembro, os brasileiros celebram o Dia do Plano Nacional de Educação (PNE). A data comemorativa oficial tem o objetivo de chamar a atenção para as metas e diretrizes elencadas no documento. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pelos estudos que subsidiam o cumprimento dos objetivos estabelecidos. A autarquia é encarregada da publicação de relatórios bienais, além de dar transparência ao processo de evolução do plano, por meio do Painel de Monitoramento do PNE.

A plataforma reúne gráficos e tabelas — com desagregações por regiões, unidades da Federação e perfis socioeconômicos, entre outros recortes — das 20 metas do PNE, em uma interface amigável para navegação dos interessados. Os dados são atualizados a cada dois anos, de acordo com a conclusão dos relatórios dos ciclos de monitoramento, conforme a Lei do PNE (n.º 13.005/2014). Os resultados são apresentados em indicadores calculados pelo Inep. Também é disponibilizada a base de dados usada no cálculo e nas fichas técnicas de cada meta. O monitoramento é realizado pela Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) da autarquia.

Lançado em 2016, o painel do PNE integra o InepData, um conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) que facilita o acesso da sociedade às informações produzidas pelo instituto. O objetivo é que os dados disponibilizados sirvam como base de informações para gestores educacionais das redes pública e privada, organizações da sociedade civil, pesquisadores e imprensa. O Inep disponibiliza também produtos, como a Série PNE em Movimento e os Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, todos voltados ao acompanhamento das metas do plano.

Relatório de monitoramento – Em julho de 2020, o Inep lançou o Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE. Entre outras informações, o documento revela que 6 dos 52 indicadores com metas definidas, calculadas pelo instituto, já chegaram ao que estabelece o plano. De acordo com o documento, 42 indicadores têm nível de alcance maior que 50% e 28 indicadores têm nível maior que 80%. O nível médio de alcance está em 75%. A evolução das 20 metas do PNE são monitoradas, atualmente, por um total de 57 indicadores.

PNE – O Plano Nacional de Educação estabelece 20 metas a serem atingidas em dez anos, a partir da sua instituição, em 2014. Os objetivos são direcionados à garantia do direito à educação com qualidade, assegurando o acesso, a universalidade do ensino obrigatório e a ampliação das oportunidades educacionais. O documento também elenca metas voltadas à redução das desigualdades, à promoção da diversidade, à valorização dos profissionais da educação e à ampliação do investimento em educação. Entre outras finalidades estão a ampliação do acesso às creches para as crianças de 0 a 3 anos, a promoção da universalização da educação infantil e do ensino fundamental e médio para a faixa etária de 4 a 17 anos, com a inclusão dos jovens com deficiência. O plano também enfatiza a importância da promoção da educação de jovens e adultos, da educação profissional técnica de nível médio, assim como a educação em tempo integral e a ampliação do acesso à educação superior. O PNE contempla, ainda, a formação específica dos professores. Vale destacar que todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos, considerando a situação, as demandas e as necessidades locais.

Painel de Monitoramento do PNE

Acesse os Relatórios de Monitoramento do PNE

Saiba mais sobre o monitoramento do PNE

Menu de acessibilidade