Inep investe no conhecimento de ciclos escolares

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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) vai editar documento técnico com textos e avaliações sobre o sistema de ciclos, modalidade de estudo que beneficia mais de seis milhões de alunos do ensino fundamental da rede pública. O documento mostrará o que foi discutido no seminário Avaliando o Sistema de Ciclos: Novos Tempos e Espaços da Escola, que se encerrou na tarde de sexta-feira, dia 5, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). 
 
O documento deve ser concluído em janeiro próximo e entregue a faculdades e secretarias de Educação, à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime), ao Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a outras entidades. Estará disponível também na página www.inep.gov.br. 
 
O sistema de ciclos, ou progressão continuada, que não prevê repetência, reúne estudantes da mesma idade ou ciclo de formação. Os alunos cursam um ciclo escolar, normalmente por período de dois a quatro anos, e depois passam para outro. Em todos há organização curricular específica. 
 
Na sexta os participantes do seminário aprovariam documento provisório com as principais conclusões. O coordenador-geral de estudos e estatísticas especiais do Inep, Luiz Dourado, lembra que o documento definitivo apresentará o sistema de ciclos a partir das contribuições de pesquisadores e das secretarias de Educação que vivenciam a implantação desse sistema. 
 
Durante o seminário, secretários de educação de Belém, Goiânia, Porto Alegre e Recife apresentaram experiências desenvolvidas nesses municípios. A representante da Secretaria de Educação de Porto Alegre, Maria de Guadalupe, destacou iniciativas como o envolvimento das escolas com o orçamento participativo do município e estratégias na implantação de ciclos tendo como ponto de partida a realidade da comunidade. 
 
O presidente do Inep, Luiz Araújo, destacou a existência de um conjunto de avaliações positivas do sistema de ciclos. “Ele propicia uma dinâmica pedagógica que reduz o fracasso escolar e organiza os tempos e espaços na escola”, afirmou. 
 
Até o dia 8 de janeiro, o Inep mandará publicar edital para elaboração do projeto Estado de Conhecimento sobre ciclos escolares. Estado de conhecimento são pesquisas amplas realizadas pelo Inep que incluem todo o levantamento bibliográfico sobre determinada área.  
 

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