Inep contribui para estudo da OCDE sobre o Novo Saeb

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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participa de estudo (Country Review) sobre a reformulação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A análise é desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o apoio financeiro da Fundação Lemann. Entre outros aspectos, o estudo busca analisar as políticas públicas nacionais para a educação, com o objetivo de criar subsídios para o aprimoramento e o fortalecimento do Saeb, além de favorecer o alinhamento entre o sistema de avaliação educacional e novos padrões de aprendizagem, tendo como base experiências internacionais exitosas.

Entre outras informações, o Country Review proporcionará uma análise dos pontos fortes e dos desafios relacionados ao Novo Saeb, fundamentada em evidências científicas e estatísticas, além de traçar um paralelo com experiências educacionais, em escala global. Esse comparativo com sistemas de avaliação internacionais permitirá a discussão sobre os propósitos do Saeb e uma análise dos impactos do sistema nas políticas educacionais brasileiras.

O cronograma do estudo incluiu entrevistas com a alta gestão, diretorias e coordenações-gerais do Inep. Estiveram presentes o presidente da autarquia, Alexandre Lopes; os diretores de Avaliação da Educação Básica, Carlos Roberto Pinto de Souza, e de Estatística, Carlos Eduardo Moreno Sampaio; e a coordenadora-geral do Censo da Educação Básica, Célia Cristina de Souza Gedeon Araújo. Também foram entrevistados os coordenadores-gerais do Saeb, Helciclever Barros da Silva Vitoriano, de Exames para Certificação, Eduardo Carvalho Sousa, e de Instrumentos e Medidas, Joelson Severo dos Santos Azevedo. Ao longo do processo, a OCDE também ouvirá membros do Ministério da Educação (MEC), representantes de secretarias estaduais de Educação, do Conselho Nacional de Educação (CNE), além de especialistas e empresas.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação em larga escala, realizado periodicamente pelo Inep. O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática, para cada uma das etapas avaliadas. A interpretação dos resultados do Saeb deve ser realizada com apoio das escalas de proficiência. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Ideb.

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