Incentivo ao Livro e Leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Maior incentivo ao Livro e Leitura. Esse foi o principal foco da reunião do Fórum dos Secretários de Cultura do Nordeste, que aconteceu nos dias 30 e 31 de julho, em Maceió. Estiveram presentes gestores de cultura dos nove estados da região, além da chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), Tarciana Portella. O encontro teve como objetivo sistematizar propostas para serem encaminhadas ao Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, que será realizado entre os dias 21 e 22 de agosto, em Santa Catarina. 
 
Durante o encontro, os secretários trocaram experiências e debateram sobre a atual conjuntura cultural do Nordeste, avaliando a interação regional e a interface dos estados com a União. O encontro resultou na aprovação da Carta de Maceió, que dá foco, sobretudo, às ações para democratizar e implementar as políticas de incentivo ao livro e leitura. A Carta prevê o reforço ao Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), desenvolvido pelos ministérios da Cultura e da Educação, enquanto política norteadora das ações voltadas à democratização do acesso ao livro e a leitura, com a efetivação das ações do PNLL em todos os estados da região, em cooperação com o Ministério da Cultura. 
 
O documento sugere o repasse de recursos do Governo Federal para o fortalecimento dos sistemas estaduais de bibliotecas, que serviria para financiar os gastos com aquisição de publicações, capacitação e visitas técnicas, ações que junto ao Programa Livro Aberto, que vem implantando bibliotecas públicas em todos os municípios brasileiros, se propõem a zerar o número de cidades sem esses equipamentos e elevar a qualidade dos existentes. 
 
Segundo o assessor especial do vice-governador de Pernambuco, Edgar Andrade, o Fórum vem estabelecendo um momento de integração na região. “O Nordeste vive um momento de sintonia, buscando mecanismos para integrar e fazer circular entre seus estados a cultura produzida na região.” 
 
O documento ressalta ainda a importância do Programa Mais Cultura para a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Na carta, os dirigentes alertam para a necessidade do MinC em promover o planejamento do Programa de forma integrada com os estados, possibilitando uma construção coletiva e democrática. 
 
Além da Carta de Maceió, os dirigentes presentes à reunião lançaram uma carta endereçada tanto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quanto ao ministro da Cultura Interino, Juca Ferreira, na qual afirmam que “a política cultural brasileira se consolida como fruto de uma inédita e singular construção coletiva, em que o Ministério da Cultura desponta como fiel articulador de um amplo pacto federativo, focado na democracia, na descentralização e no respeito à diversidade”. O ex-ministro Gilberto Gil não foi esquecido. Para os gestores nordestinos, o “maestro/ministro” Gil demonstrou “capacidade criativa e genial liderança” à frente do MinC, recebendo apoio incondicional de todos os representantes. 
 
Leia, na íntegra, carta ao Presidente Lula e a carta ao ministro interino Juca Ferreira
 
Informações: (81) 3224-0561 e ascom.minc.ne@gmail.com, na Assessoria de Comunicação da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura. 
 

Menu de acessibilidade