II Seminário Planos Nacionais de Livro e Leitura no Mercosul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Mercosul tem uma longa tradição em feiras de livro, com destaque para as feiras de Buenos Aires, Porto Alegre e Santiago, que, entre outras menores, são de fundamental importância à promoção do livro e leitura. Nesse sentido, esta iniciativa objetiva estabelecer uma rede de feiras de livro integrada entre os países do Mercosul, sistematizando ações que já acontecem de maneira pontual e harmonizando iniciativas futuras. Com isso, pretende-se fortalecer os vínculos culturais da região a partir do compartilhamento de experiências e informações com vistas, sobretudo, à difusão da prática leitora. 
 
O I Seminário Planos Nacionais de Livro e Leitura no Mercosul foi realizado em 2006 e contou com a participação de países da América do Sul. A iniciativa foi apresentada pelo Brasil no âmbito da reunião de ministros do bloco econômico, para que fosse incorporada à agenda de eventos do Mercosul Cultural e se tornasse uma ação perene, com a participação conjunta de todos os países tanto na formulação quanto na articulação do evento. 
 
Atualmente, o Brasil está articulando o II Seminário Planos Nacionais de Livro e Leitura no Mercosul, que por meio de um formato inovador, pensado a partir da idéia de máxima interação entre os interessados, visa a um maior engajamento da sociedade civil nas questões tratadas. 
 
O II Seminário Planos Nacionais de Livro e Leitura no Mercosul será co-realizado por Brasil e Chile e ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro de 2007, no período de intersecção da 53a Feira de Livro de Porto Alegre, que ocorre entre os dias 26 de outubro a 11 de novembro, e a 27ª Feira Internacional de Livro de Santiago, que se estende de 23 de outubro a 4 de novembro. Os debates serão transmitidos ao vivo por videoconferência e pela internet, no sítio do MinC. Para que haja um estímulo maior à discussão, tem-se como importante ferramenta este blog, que fomentará o debate dos tópicos propostos para as mesas previamente à realização do evento. 
 
Através do blog, o MinC disponibilizará um chat em que as pessoas poderão acessar as discussões, fazendo suas considerações e/ou perguntas aos debatedores durante a realização das mesas, que serão transmitidas em tempo real. A proposta é colocar, ao lado das mesas, uma tela onde será possível acompanhar as participações via chat no momento em que os palestrantes estiverem debatendo. Ou seja, trata-se de uma iniciativa inovadora que envolve a um só tempo duas diretrizes chaves da política cultural do MinC: cultura digital e inclusão social. 
 

Menu de acessibilidade