Ideb: 40% das escolas não atingiram meta para 8ª série

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Os avanços na Educação Básica do País, mostrados nos últimos dias com os números mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ainda deixam para trás boa parte do alunos dos anos finais do ensino fundamental. Na 8ª série, quase 40% das escolas não conseguiram atingir a meta estabelecida em 2006 pelo Ministério da Educação e um quarto dos municípios pioraram a sua situação quando se compara o Ideb de 2007 e 2005. Entre os 100 que estão em pior situação este ano, 58 caíram em relação ao primeiro Ideb. 
 
Os números divulgados pelo MEC mostram que o avanço ainda se concentra nas séries iniciais. É na 4ª série que os resultados dos municípios e das escolas são melhores. Hoje, há 739 escolas brasileiras dessa série com Ideb 6 – considerado um nível compatível com escolas de países desenvolvidos -, mais do que com Ideb ruim. São apenas 542 com Ideb abaixo de 2. Na 8ª, a situação é inversa: apenas 43 escolas – a maioria delas da rede federal de ensino – têm média 6 ou superior. Na ponta de baixo da tabela, com Idebs abaixo de 2, concentram-se 1.042 – ou 7,3% de todas as que participaram do Ideb de 2007. 
 
As próprias notas dos municípios revela que as 8ªs ainda precisam melhorar muito. Apenas 88 cidades conseguiram fazer médias acima de 5, considerada boa pelo MEC. Apenas 2 – Imigrante e Três Arroios (RS) – alcançaram média 6. 
 
 
 
Ideb: ensino de 64 cidades tem nota de país desenvolvido 
Agencia Estado  
 
Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2007, divulgados ontem pelo Ministério da Educação, mostram que as escolas do País melhoraram nos dois últimos anos. Ainda assim, apenas 62 municípios brasileiros podem se orgulhar de ter para turmas de 1ª a 4ª série um ensino público com qualidade de países desenvolvidos, o que significa ter nota 6 (em uma escala de 0 a 10). O governo federal espera ver o País todo alcançar essa média em 2022. Nas turmas de 5ª a 8ª série, os avanços foram ainda menores: apenas duas cidades, Imigrante (RS) e Três Arroios (RS), conseguiram chegar a essa média.  
 
Os resultados do Ideb por municípios mostram um quadro consideravelmente melhor do que em 2005. As notas naquele ano revelaram que apenas 235 municípios conseguiram, na etapa de 1ª a 4ª série, uma nota acima de 5, a partir da qual a rede de ensino pode ser considerada boa. Hoje, são 892. Apenas 10 cidades tiveram então médias acima de 6 naquele ano. Ainda assim, boa parte dos municípios brasileiros ainda patina com Ideb abaixo de 4. 
 
Na etapa de 5ª a 8ª série, um quarto dos municípios fica com médias abaixo de 3 – uma nota considerada pelo próprio ministro da Educação, Fernando Haddad, como ?menos do que regular?. De 1ª a 4ª série, a situação, mais uma vez, é melhor. Ainda assim, são 904 cidades com notas 3 ou abaixo ?No geral, acho que ficamos bem. Fiquei muito feliz com os resultados, significa que o sistema finalmente está se movimentando, criou-se uma preocupação com a aprovação, com o currículo, com o que ensinar?, disse a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar. 
 
Apesar dos avanços nas regiões mais pobres do País, as diferenças regionais ainda se mantêm. Enquanto os bons resultados se concentram no Sul e no Sudeste, são as cidades do Norte e Nordeste que aparecem na ponta de baixo do ranking. 
 
Na 8ª série, o pior resultado do País está em Baraúna, no Rio Grande do Norte, com um Ideb de 1,5 – ainda pior do que os meros 2 pontos de 2005. Na ponta de cima do ranking, a pequena cidade paulista de Adolfo, com 3 mil habitantes, tem o mais alto Ideb do País para a 4ª série: 7,7. São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina concentram a maior parte das cidades com os melhores resultados do País.  
 
 
 
MEC divulga índices da educação básica 
Portal MEC – Ionice Lorenzoni 
 
A partir deste sábado, 21, educadores, pais, governantes, todos podem conhecer o desempenho dos estudantes da quarta e oitava séries do ensino fundamental e do ensino médio das redes públicas municipais e estaduais. O Ministério da Educação divulga o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) medido em 2007, por município e por escola. 
 
Na quarta série do ensino fundamental, dos 5.019 municípios pesquisados, 4.073 alcançaram as metas fixadas pelo Ministério para o ano de 2007, o que representa 80,7%. Para a quarta série, no conjunto das regiões, a região Sul ocupa a primeira colocação com 89,4%, seguida pela região Nordeste, com 84,3%. Na oitava série, dos 5.163 municípios que participaram do levantamento, 3.742, o que representa 72,5%, alcançaram as metas de 2007. Já o ensino médio nacional passou de 3,4 pontos no Ideb de 2005 para 3,5 pontos, em 2007. 
 
O principal destaque da divulgação do Ideb 2007 está no desempenho dos municípios considerados prioritários nas ações do MEC, desde o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em abril de 2007. Dos 1.242 municípios prioritários, que se distribuem por todas as regiões, com maior predominância nas regiões Nordeste e Norte, 1.135 atingiram ou superaram as metas para 2007. No Nordeste, por exemplo, dos 818 municípios prioritários, 739 alcançaram ou superaram as metas para a quarta série do ensino fundamental. 
 
No conjunto dos dados, o Ministério da Educação apresenta também os 51 municípios que já alcançaram ou superaram o Ideb de seis pontos na quarta série do ensino fundamental, meta a ser atingida por todas as escolas da educação básica pública em 2022, ano do bicentenário da independência do Brasil. A escala do Ideb vai de zero a dez pontos. As 51 redes municipais que atingiram o patamar dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo estão distribuídas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O índice de seis pontos é um parâmetro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Outros 75 municípios, de nove estados, obtiveram em 2007 Ideb de 5 a 6,6 pontos na oitava série do ensino fundamental. 
 
As tabelas por níveis de ensino, por municípios e escolas estão na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  
 
 
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