IBGE apresenta o primeiro volume do Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está lançando o Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras, projeto inédito e inovador que identifica e caracteriza as regiões geográficas a partir de obras da literatura brasileira produzidas pelos romancistas Érico Veríssimo, Cyro Martins, Simões Lopes Neto, dentre outros. 
 
A divulgação do primeiro volume da publicação ocorreu na terça-feira, dia 5 de dezembro, às 17h, durante uma cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil. Também estarão representando o MinC o secretário executivo, Juca Ferreira; o secretário de Políticas Culturais, Alfredo Manevy; e o assessor parlamentar, Jorge Vinhas. 
 
A Publicação 
 
Com 88 páginas e quatro capítulos, o primeiro volume do Atlas destaca o Brasil meridional – a Campanha Gaúcha, as Colônias, o Vale do Itajaí e o Norte do Paraná – por meio de fotos, imagens de satélite e mapas em diferentes escalas. Há um capítulo especial sobre as Missões Jesuíticas que, apesar de não constituírem uma região geográfica brasileira, têm importância estratégica para a compreensão do processo de formação do Rio Grande do Sul. 
 
Veja a publicação (em formato PDF). 
 
O Projeto 
 
A idéia da percepção da região pela Literatura e passagens de romances surgiu em 2002 e foi implementada, preliminarmente, no Atlas Geográfico Escolar do IBGE. A meta era facilitar a incorporação da Literatura e das outras disciplinas das Ciências Humanas ao ensino da Geografia.  
 
Logo em seguida surgiu a iniciativa de um trabalho mais aprofundado que resultou nesse projeto da coleção de quatro volumes do Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras. Os próximos três volumes serão dedicados aos Sertões Brasileiros, Amazônia e Costa Brasileira. 
 

Menu de acessibilidade