Haddad participa de encontros sobre educação na França

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Avanços mundiais em educação, ciência e cultura serão os temas da 33ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de 3 a 21 de outubro, em Paris. O ministro da Educação, Fernando Haddad, participa do encontro nos dias 7 e 8 na mesa-redonda de ministros da educação que vai abordar o tema Educação para Todos, que é uma das prioridades da Unesco. Foram convidados representantes de todos os 188 países que compõem a Organização. Na ocasião, o ministro terá um encontro com o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, e com o diretor-adjunto de Educação, Peter Smith.  
 
A partir do dia 9, Fernando Haddad participa de uma série de eventos sobre o ano do Brasil na França. O primeiro compromisso é uma visita à Casa do Brasil, em Paris. No dia seguinte, participa de uma conferência dos ministros da educação da França e do Brasil sobre o tema Estado e Educação. Em comemoração ao ano do Brasil naquele país, o ministro lança no dia 10 o livro Diálogos entre França e Brasil: Formação e Cooperação Acadêmica. A publicação reúne uma coletânea de 51 textos de autores brasileiros e franceses que tratam das relações entre os dois países. Ainda no dia 10, Haddad assina um acordo com o ministro da educação francês para a criação do Colégio Doutoral Franco-Brasileiro, que vai permitir que doutorandos brasileiros e franceses tenham título reconhecido automaticamente nos dois países.  
 
Entre os dias 10 e 12, haverá cinco debates com especialistas e autoridades em educação sobre temas relacionados à cooperação acadêmica entre os dois países e à divulgação da língua portuguesa na França. A proposta é debater a língua falada no Brasil no campo da ciência, da literatura e do ensino, ao abordar o poeta Carlos Drummond de Andrade e a lusofonia (adoção da língua portuguesa como língua de cultura). 
 
Livro didático – Na terça-feira, 11, será realizada uma reunião sobre “Tecnologia social dos programas do livro”. Na ocasião, o coordenador dos programas do livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Alexandre Serwy, vai apresentar o programa de livro didático brasileiro para a Escola Nacional de Administração e para os Correios da França, que demonstraram interesse pela distribuição de livros no Brasil. O MEC é o maior comprador de livros do mundo. Anualmente, adquire 100 milhões de livros didáticos e 36 milhões de obras de literatura, com investimento em torno de R$ 500 milhões.  
 
Ainda no dia 11, em Paris, o ministro Fernando Haddad profere palestra sobre A Visão Sistêmica da Política Educacional Brasileira, no Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo, da Escola de Estudos sobre Ciências Sociais. 

Menu de acessibilidade