Guia terá inclusão de técnicas de ensino de inglês e espanhol

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação será ampliado este ano, com a inclusão de técnicas de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola, dirigidas a educadores e estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas. As tecnologias devem contemplar o desenvolvimento de quatro habilidades — ler, escrever, falar e escutar. As inscrições serão abertas em 1º de julho e vão até 3 de setembro.

 

 

Podem inscrever tecnologias, para pré-qualificação, pessoas físicas ou jurídicas que tenham criado instrumentos para o ensino e a aprendizagem de inglês ou espanhol. A participação está aberta a brasileiros ou estrangeiros com sede no Brasil. A participação é aberta a especialistas, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa e organizações sociais.

 

Conforme edital do Ministério da Educação, as propostas devem contemplar apenas uma etapa do ensino – fundamental ou médio; um público – estudantes ou professores; e uma classificação – iniciante, pré-intermediário, intermediário, avançado. O autor pode inscrever mais de uma tecnologia, desde que observe esses três itens do edital.

 

Quando descreve os objetivos da seleção de tecnologias para a disseminação do ensino das línguas inglesa e espanhola, o edital informa que tais instrumentos educacionais são para uso de escolas urbanas e no campo que pretendem ampliar a jornada escolar; fazer integração entre a escola e a comunidade; promover o diálogo entre os conteúdos escolares, os saberes contemporâneos, e locais. Escolas em tempo integral são aquelas que oferecem, pelo menos, sete horas de atividades diárias, de segunda a sexta-feira.

 

A inscrição das tecnologias será feita on-line, em formulário — endereço disponível no Edital de 17 de junho de 2013. O material deve ser enviado à secretaria do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Plano — O Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, criado em 2007, é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril daquele ano. Está estruturado em seis blocos:

• Gestão da educação
• Ensino-aprendizagem
• Formação de profissionais da educação
• Educação inclusiva
• Portais educacionais
• Diversidade e educação de jovens e adultos

O guia reúne hoje 195 tecnologias, entre as pré-qualificadas em chamadas públicas e aquelas criadas pelo MEC. A finalidade é disseminar técnicas, ferramentas e aparatos de natureza pedagógica que possam auxiliar gestores e professores na decisão sobre os recursos a usar para melhorar a educação básica pública.

 

Gestores de estados e municípios devem pedir recursos do MEC no Plano de Ações Articuladas (PAR) para a aplicação das tecnologias educacionais constantes no guia.

 

Menu de acessibilidade