Governo oficializa Tarso Genro na Educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ministro Tarso Genro (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) confirmou no fim da manhã desta sexta-feira, através de sua assessoria, ter sido convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Educação. Segundo Tarso, o convite do presidente ocorreu apenas minutos antes. 
 
Cotado desde o início da semana para assumir o posto (ou algum outro) na reforma ministerial, o ministro Tarso Genro negou ontem que fosse deixar a secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. “É uma especulação natural da imprensa. Minha função deve ser voltada para a secretaria do Conselho“, afirmou na tarde de quinta-feira. 
 
Sua indicação para a Educação fortalece a impressão de que Lula pretende trocar “mentores“ por “gestores“. Ao contrário de seu antecessor, Cristovam Buarque, considerado bom formulador mas fraco executor, Tarso traz na bagagem a boa experiência administrativa durante dois mandatos –um dos quais interrompido no meio– na Prefeitura de Porto Alegre. Além disso, sempre foi considerado um dos “teóricos“ do PT. 
 
De acordo com Cristovam, que agora deve voltar a exercer seu mandato de senador pelo Distrito Federal, Lula teria dito que pretende promover uma reforma universitária e que, para isso, seria melhor ter no ministério alguém que não tivesse ligações tão fortes com o meio universitário –Cristovam fez sua carreira como professor e foi reitor da Universidade de Brasília.

Menu de acessibilidade