Gestores do Nordeste discutem novas tarefas de coordenadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cerca de 500 gestores do programa Brasil Alfabetizado dos estados da região Nordeste e dirigentes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) discutem na próxima semana, em Fortaleza, as novas funções e responsabilidades dos coordenadores de turmas que atuam no programa.  


 

Formação de educadores, atualização de dados e relatos de boas práticas de alfabetização também estão na agenda dos eventos.

 

Nos dias 12 e 13, a Secad reúne-se com os gestores estaduais e municipais de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe; e nos dias 15 e 16, com os gestores do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. De acordo com o coordenador de alfabetização da Secad, Mauro Silva, a partir de agora os coordenadores de turmas em todo o país, cerca de 9 mil profissionais da educação, assumem uma série de tarefas.

Para participar ativamente das ações do Brasil Alfabetizado, cada coordenador receberá uma senha de acesso ao programa, onde deve inserir e atualizar dados, funções até agora exercidas apenas pelos gestores municipais e estaduais. A visão que os coordenadores de turmas têm do processo de alfabetização de adultos interessa ao ministério, diz Mauro Silva.

Responsáveis pela vida escolar dos jovens e adultos matriculados no programa, os coordenadores devem relatar ao Ministério da Educação o desempenho de cada aluno: se frequentou as aulas, se foi alfabetizado ou não, se depois de alfabetizado foi incorporado a uma turma de educação de jovens e adultos. Em 2010, segundo Mauro Silva, os coordenadores terão que inserir no sistema os dados de 2008 e 2009.

Será também responsabilidade deles informar o MEC sobre o andamento da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, se os livros didáticos e de literatura chegaram às salas de aula, se a merenda está sendo servida diariamente.

Mapa

 

Estão hoje nas salas de alfabetização em todo Brasil 1,6 milhão de jovens e adultos, mas o cadastro geral do programa Brasil Alfabetizado registra 1,9 milhão de inscritos. Os estados e municípios podem continuar o cadastro e a abertura de turmas até a publicação do edital de 2010, diz o coordenador da Secad. A meta de 2009, que ainda pode ser atingida, é alfabetizar 2,1 milhões de jovens e adultos.

Calendário 

 

Gestores municipais e estaduais de todo o país participarão este ano de encontros regionais com a mesma pauta que será cumprida em Fortaleza. A Secad está preparando a agenda.

Menu de acessibilidade