Fundação faz retrato da educação

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Cerca de 33,11% dos alunos da rede pública paulista chegam à 6ª série sem saber ler e 28,6% sem saber escrever. Outros 59,44% lêem, mas não entendem o que está escrito, e 71% escrevem textos com graves problemas de conteúdo, ortografia, gramática e caligrafia. 
 
Os dados constam de pesquisa realizada pela Fundação Volkswagen, chamada de “Retratos do Ensino Fundamental: 6º ao 9º Ano“, que será divulgada na próxima terça-feira, quando será entregue à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. 
 
Durante a pesquisa, foram ouvidos mais de 600 professores, além de gestores, pais e alunos. O objetivo é ter um diagnóstico da educação pública e sugerir caminhos para o seu aperfeiçoamento. 
 
Entre os principais problemas detectados pelo estudo, com base em dados da Edudata Brasil (Inep, 2005b), está a infra-estrutura das escolas. Metade das escolas de ciclo 2 não dispõe de biblioteca ou de quadra de esportes. 
 
Mais de 75% não têm laboratório de ciências, 70% não têm sala de TV e vídeo para uso dos alunos e professores e apenas 36,29% contam com laboratório de informática. 
 
A pesquisa conclui ainda que a sala de aula é o único espaço disponível para professores e alunos. 
Os meios também são reduzidos. O acesso à internet não existe para 60% das escolas. 

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