Fórum debate qualidade da educação básica

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Os programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação para elevar a qualidade da educação básica – a exemplo do Formação de Leitores nas Escolas, Pró-Formação, Fundamental de Nove Anos, a nova política dos dicionários e outros – foram detalhados no dia 5 de maio, pela professora Jeanete Beauchamp, diretora de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). 
 
A diretora do MEC foi uma das palestrantes no painel Aprendizagem e Cidadania, do 10º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 
 
Estes projetos são determinantes para alcançar a qualidade social da educação, disse a diretora. “Como a Política Nacional de Educação Infantil, incluindo o nosso trabalho proposto para este ano, que é o credenciamento e a integração das creches ao sistema de ensino”, concluiu.  
 
Jeanete comentou que o programa de Formação de Leitores nas Escolas visa à criação de centros de leitura nas instituições de ensino. “Centros de leitura que propiciem a formação de alunos leitores, e vamos trabalhar também na formação dos professores como mediadores de leitura.” Outro programa que está sendo implementado pelo ministério é a nova política dos dicionários, que agora são adequados aos níveis escolares e faixa etária dos alunos. 
 
Prioridade – Os programas de formação inicial e continuada foram abordados pela diretora como sendo os principais no conjunto de melhoria da qualidade do ensino. É o caso do Pro-Infantil, que visa à formação de cerca de 37 mil professores em exercício, que não têm a habilitação mínima exigida por lei. O programa será operacionalizado já em agosto deste ano, em seis estados, disse Jeanete. 
 
A professora também destacou o programa Pro-Formação, que tem a mesma linha e é voltado para a formação de professores de primeira a quarta série, do nível médio, na modalidade normal.  

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