Fórum aponta caminhos para educação de qualidade

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Os itens necessários para se obter qualidade na educação foram alguns dos temas apresentados nos debates do Fórum Hemisférico Educacional Qualidade da Educação: Conceitos e Definições, que começou no dia 13, em Brasília. Uma instituição de ensino deve ter um quadro de professores qualificados, apresentar taxa reduzida de evasão e de repetência e contar com uma infra-estrutura que tenha, sobretudo, biblioteca e laboratórios à disposição dos estudantes. 

Cerca de 200 especialistas em educação, de 34 países, estão reunidos para debater o assunto. Organizado pelo Ministério da Educação, o fórum, que integra as atividades preparatórias da Cúpula das Américas, que será realizada na Argentina, em novembro, estende-se até o dia 17 de junho. Dele participam técnicos dos sistemas de avaliação e de informação dos países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) e autoridades nacionais e internacionais ligadas à educação. 

Segundo o professor João Ferreira de Oliveira, da Universidade Federal de Goiás (UFGO), a escola de qualidade passa pela afirmação do professorado como protagonista da realização ou da produção do seu próprio trabalho. “As escolas de qualidade têm essa característica. A equipe escolar assume coletivamente o projeto”, explicou Oliveira. 

O professor Luiz Dourado, também da UFGO, salientou que na história da educação no Brasil a qualidade do ensino tem sido alvo, mas neste governo ganhou prioridade. “Este é um entendimento perpassado também pelo MEC: não basta garantir o acesso à educação. Seja a infantil, a fundamental, a média ou mesmo a superior”, afirmou. “Mas há que se melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizado de modo que se tenha um resultado.” 
 
Os professores citam ainda como itens fundamentais para a obtenção de qualidade na educação a boa formação dos professores e a dedicação deles a uma só escola. A instituição, por sua vez, deve desenvolver projetos pedagógicos no sentido de atender as demandas específicas dos alunos ou dar reforço ao aprendizado. O clima organizacional também é importante, assim como o ambiente de trabalho, com professores motivados. 

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