Fomento à Leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os 15 trabalhos finalistas do Prêmio VivaLeitura 2006 serão anunciados na próxima segunda-feira, 30 de outubro. E em novembro, será divulgado os três finalistas, um por cada categoria. Patrocinado pela Fundação Santillana, da Espanha, o prêmio é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), do Ministério da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).  
 
Este ano, em sua primeira edição, o concurso registrou a inscrição de 3.031 trabalhos em três categorias: pessoas físicas, universidades e instituições da sociedade civil (50%); escolas públicas e privadas (45%); e bibliotecas públicas, privadas e comunitárias (5%). São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão entre os Estados que mais apresentaram iniciativas para o incentivo à leitura junto a crianças, jovens e adultos. 
 
Prêmio 
 
Depois do Ano Ibero-americano da Leitura comemorado em 2005, foi criado o Prêmio VivaLeitura, com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura. 
 
Serão premiados trabalhos nas categorias – Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas e Pessoas físicas, Universidades e instituições da sociedade que desenvolvam trabalhos na área de leitura. Os vencedores em cada categoria, receberão um prêmio de R$ 25 mil. 

Menu de acessibilidade