FNDE participa de lançamento do Anuário Abrelivros 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou nessa terça-feira (29/08), na Biblioteca Nacional de Brasília, do lançamento do Anuário Abrelivros 2023, que teve como tema a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. Fernanda Pacobahyba falou sobre o papel do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no apoio à BNCC e a diferença que ele faz na educação brasileira.

“Um dos objetivos do PNLD, como uma política indutora, é justamente apoiar a implementação da Base. Essa missão tem sido exitosa, já que atualmente todos os materiais do programa refletem as habilidades e competências apontadas pela BNCC. E, no contexto brasileiro, em que passamos recentemente por tantas mudanças e descontinuidades, contar com uma base comum para garantir a construção de materiais consistentes fez toda diferença.”

Também participaram do evento de lançamento o presidente da Abrelivros, José Ângelo Xavier, o representante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Walter Ribeiro, a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Iêdes Braga, o vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Silvio Fidelis e a diretora de Apoio à Gestão Educacional, Anita Martinez.

No livro, o presidente da Abrelivros, José Ângelo Xavier, fala sobre sua visão de que um ambiente de maior intercâmbio técnico e pedagógico leva a produtos mais adequados e capazes de contribuir para o trabalho dos professores. “Vivemos em uma sociedade cada vez mais colaborativa, e esse é o caminho para melhores resultados em diversas áreas, mas acredito, particularmente, na educação.”

O documento apontou que, em 2022, foram distribuídos no país, por meio do PNLD, 206 milhões de livros didáticos, que tiveram um investimento de R$ 1,8 bilhão de reais e atenderam mais de 30 milhões de estudantes. Referente ao PNLD Literário, 28 milhões de exemplares foram distribuídos nas escolas com o objetivo de democratizar ainda mais a cultura no Brasil.

Publicado por Ministério da Educação em 30/08/2023.

Menu de acessibilidade