Na esteira dos eventos comemorativos ao aniversário do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), celebrado em novembro do ano passado, a autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira, 15, a versão digital do livro “FNDE 55 Anos – Histórias, artes e ofícios na educação brasileira”. Escrita por servidores da casa, a obra narra a trajetória de um órgão que tem a educação enraizada em seu DNA.
Abrangendo temas como alimentação, transporte, livros, formações e ambientes de trabalho, os estudos apresentados estão intrinsecamente ligados à execução da política educacional e à missão institucional do FNDE.
Para a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, o material é uma forma de registrar e compartilhar a rica história da autarquia. “O livro do FNDE torna ainda mais real a história e o caminho que esse órgão tão importante percorreu ao longo desses 55 anos. Seu lançamento é uma realização para todos os que se dedicaram e se dedicam à melhoria da qualidade da educação pública no país.”
Organizado em linhas de pesquisa sobre ações, programas e projetos do FNDE, o livro se desdobra em três grandes eixos temáticos: elaboração, execução, monitoramento e avaliação de gestão e políticas públicas; federalismo, descentralização e relações intergovernamentais; e gestão administrativa e estudos organizacionais. Com 30 artigos selecionados por uma comissão científica, além dos capítulos introdutório e final, a obra é uma contribuição valiosa para a preservação da memória institucional e a valorização da gestão do conhecimento.