Fim da greve na Cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A greve dos servidores da Cultura termina com conquistas para a categoria, depois de três meses e uma semana de paralisação. O Ministério da Cultura finalmente chegou a um acordo com os funcionários que voltam, hoje, a suas atividades. Ontem, em Brasília, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, e o ministro interino do MinC, Juca Ferreira, assinaram junto à Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Condsef ), representada pelo diretor executivo Sergio Ronaldo da Silva, um termo de compromisso que atende as solicitações do movimento.  
 
– O saldo foi positivo. Não conseguimos a gratificação antecipada, mas conquistamos vitórias para o setor, como a abertura de mais concursos e iniciativas de qualificação de pessoal – disse o diretor executivo da Condsef, logo após a assinatura.  
 
Segundo os termos do acordo, o reajuste salarial está agendado para o início de 2006 e beneficiará também servidores inativos. Foi estabelecido o aumento de 76,34% no salário dos servidores de nível superior; 55,15% para o nível intermediário; e 49,46% para o nível auxiliar. Também para o ano que vem, serão abertas mais 212 vagas para concurso público, além das 218 oferecidas este ano. A discussão para a implantação de Plano de Carreira acompanhará o debate para a política de servidores de outras áreas, planejada para este semestre.  

Menu de acessibilidade