A Feira do Livro de Frankfurt chega à sua 60ª edição na condição de maior e mais importante ponto de encontro do mercado editorial mundial. Mais de 7 mil editoras de 101 países estarão representadas nos pavilhões da cidade alemã de 15 a 19 de outubro deste ano. Elas levarão a Frankfurt em torno de 400 mil títulos, entre publicações em papel e eletrônicas.
Na primeira edição da feira, em 1949, eram pouco mais de 200 expositores, todos eles da Alemanha. Em exposição estavam cerca de 10 mil livros e a feira, organizada na Igreja Paulskirche, atraiu 14 mil visitantes. Este ano, os organizadores esperam no mínimo repetir os 283 mil visitantes da edição de 2007. A presença de escritores renomados é outro ponto forte do evento.
Para representar a Turquia estará em Frankfurt o Prêmio Nobel de Literatura Orhan Pamuk. Outro Nobel que circulará pelo evento é o escritor alemão Günter Grass. Entre os homenageados deste ano está o autor brasileiro de best-sellers Paulo Coelho. Ao todo, mais de mil autores participarão da feira – 250 só da Turquia.
Um dos destaques da feira deste ano é a digitalização do mercado editorial. A Sony apresentará seu Reader, aparelho que permite a leitura dos chamados e-books, ou livros eletrônicos. E há expectativa de que a Amazon lance o Kindle.