Estudantes têm desempenho regular no Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os resultados da 7ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). Os 1.035.642 concluintes e egressos do Ensino Médio, que no dia 29 de agosto participaram do exame deste ano no país, obtiveram avaliação média de 45,58 na parte objetiva e de 48,95 na Redação. Aplicado em 608 municípios brasileiros, o exame reflete diferenças regionais, capazes de serem melhor compreendidas a partir do questionário socioeconômico que acompanha a prova. Na Redação, a faixa de desempenho de insuficiente a regular representou 13,6%; de regular a bom, 72,7%; e de bom a excelente, 13,7%. Nas questões objetivas, de insuficiente a regular foram 35,7%; 49,5%, regular a bom; e 14,9%, bom a excelente.  
 
O presidente do Inep, Eliezer Pacheco, explica que, através das 63 questões interdisciplinares, o trabalho busca verificar a capacidade do aluno para resolver problemas e exercer a cidadania. Num processo que também envolve auto-avaliação e questionário, ele destaca que o MEC busca espelhar a realidade do Ensino Médio (EM), visando construir um diagnóstico importante sobre este desempenho no país e por região, para que possam ser elaboradas políticas públicas capazes de permitir qualificação educacional do setor. Entre aspectos apurados a partir do cruzamento de dados das provas com o questionário, Eliezer revela que podem ser identificados aspectos extra-escolares que interferem no desempenho do estudante. Entre os fatores agregados, a pesquisa do Inep demonstra que exercem positiva influência questões como recursos, gestão, existência de projeto pedagógico, participação dos pais na escola e aplicação de tema de casa. 
 
“É importante que os dados sinalizem características e permitam apoiar a elaboração de propostas pedagógicas adequadas aos gestores“, acentua Eliezer.  
 
Os participantes do Enem estão recebendo o Boletim Individual de Resultados, com as duas notas (das questões objetivas e da Redação) e uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas. A média geral do país também é incluída no boletim, para que o participante compare seu desempenho. Os resultados individuais são sigilosos. Mais informes e detalhes pelo site do Inep (www.inep.gov.br ) ou fone 0800-616161 (MEC). 
 
 
Participantes do Enem tiveram mais dificuldade na competência que exige a associação de informações 
Portal INEP  
Os participantes da sétima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtiveram avaliação média de 45,58 na parte objetiva e de 48,95 na redação. As 63 questões da avaliação foram elaboradas de forma contextualizada e interdisciplinar e visaram avaliar domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações- problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade, competências que devem ser desenvolvidas na Educação Básica. Realizado no dia 29 de agosto, o Enem teve a participação de 1.035.642 inscritos, entre concluintes e egressos do ensino médio. A aplicação das provas ocorreu em 608 municípios. Os resultados mostram que, na parte objetiva, os participantes tiveram mais dificuldades na competência de número IV, que avalia a capacidade de relacionar informações, representadas em diferentes formas, conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. A média nesta competência foi de 43,89. 
 
 

Menu de acessibilidade